Apresentação 2º e 3º Ciclo

Feira medieval - atuação dos alunos na Feira Medieval Atuação dos alunos do Clube de Ginástica na festa de final de ano letivo I Torneio de Xadrez no CEI Visita ao Museu do Carro Elétrico no Porto Concurso de Presépios Celebrando o Halloween... que susto!! Pumpkim Carving Contest - exposição de abóboras dos alunos do 2.º ciclo Visita ao Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurio no âmbito do Programa Comenius Visita às Grutas de Mira de Aire no âmbito do Programa Comenius Feira medieval - atuação dos alunos na Feira Medieval Participação no Desfile de Carnaval das Escolas de S. João da Madeira Participação no Desfile de Carnaval das Escolas de S. João da Madeira
Feira medieval - atuação dos alunos na Feira Medieval Atuação dos alunos do Clube de Ginástica na festa de final de ano letivo I Torneio de Xadrez no CEI Visita ao Museu do Carro Elétrico no Porto Concurso de Presépios Celebrando o Halloween... que susto!! Pumpkim Carving Contest - exposição de abóboras dos alunos do 2.º ciclo Visita ao Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurio no âmbito do Programa Comenius Visita às Grutas de Mira de Aire no âmbito do Programa Comenius Feira medieval - atuação dos alunos na Feira Medieval Participação no Desfile de Carnaval das Escolas de S. João da Madeira Participação no Desfile de Carnaval das Escolas de S. João da Madeira

O 2.º e o 3.º ciclos no CEI surgem como percurso natural em regime de continuidade ao 1.º ciclo. Nestes continuamos a apostar num acompanhamento personalizado de cada aluno, no rigor e excelência da equipa pedagógica e suas práticas pedagógicas, procurando-se desta forma aliar o ensino organizado em regime de pluridocência com professores especializados nas diferentes áreas disciplinares com uma crescente autonomia e responsabilidade dos alunos, tendo em vista o desenvolvimento harmonioso de cada um.

É desta forma no seguimento da educação básica em Portugal que o CEI investe claramente no desenvolvimento de:
 - Competências de raciocínio, de estudo e trabalho;
 - Espírito crítico;
 - Criatividade;
 - Sentido moral e sensibilidade estética,;

Promovendo a realização individual, bem como a aquisição de hábitos de estudo e de trabalho, assegurando assim o equilíbrio entre o saber e o saber fazer, a teoria e a prática, a cultura escolar e a cultura do quotidiano. Neste sentido, o CEI, em parceria com a Escola de Dança Ginasiano oferece também a todos os alunos a possibilidade de frequentar o Ensino Articulado da Dança desde o 5.º ano de escolaridade, estimulando desta o aprofundamento de competências artísticas de expressão corporal.

Trabalhamos em equipas pedagógicas pluridisciplinares que organizam, gerem e asseguram o trabalho individualizado direcionado ao perfil de cada aluno e sua família para que cada um se possa assumir como protagonista do seu próprio percurso académico. Os líderes destas equipas são os Coordenadores das Equipas Pedagógicas aos quais cabe assegurar a articulação entre escola família, alunos, professores e comunidade educativa envolvente.

O 2.º e o 3.º ciclos no CEI encontram-se organizado em dois anos de escolaridade (5.º e 6.º ano de escolaridade) e três anos de escolaridade (7.º, 8.º e 9.º anos) liderados por um Coordenador da Equipa educativa que se mantém ao longo do percurso de cada turma. Funcionam num regime de um professor por cada área disciplinar, investindo-se assim na proximidade, personalização e excelência no ensino, bem como no acompanhamento individualizado das dificuldades de aprendizagem, assegurados por um Gabinete de Psicologia e Psicopedagogia.

No CEI, a articulação entre o 2º ciclo e o 3.º ciclo estabelece-se de modo natural, fruto da proximidade do conhecimento profundo dos dois níveis educativos, quer pelos professores, quer pelos alunos, e das possibilidades de trabalharem em comum, tendo como mais-valia as semelhanças e diferenças dos dois níveis educativos e as faixas etárias a que se destinam.

Neste sentido, temos no Centro Educação Integral os seguintes projetos que envolvem os dois níveis educativos:
 - Reuniões de preparação de transição de ciclo durante o mês de março;
 - Realização de projetos em conjunto entre o 2.º e 3.º ciclos de ensino;
 - Realização de visitas e assistências às aulas do 3.º ciclo;