Apresentação

A alegria e a amizade no Pré-Escolar Participação entusiasta das crianças do Pré-Escolar nas Marchas de S. João Brincando no parque infantil! Na expetativa do nosso passeio! Olhem como usamos o quadro interativo nas aulas de Inglês! Um momento da nossa aula de natação! Participando no evento O Pré-Escolar participando no Desfile de Carnaval das Escolas! Atuação com um momento de Ginástica na festa de final de ano
A alegria e a amizade no Pré-Escolar Participação entusiasta das crianças do Pré-Escolar nas Marchas de S. João Brincando no parque infantil! Na expetativa do nosso passeio! Olhem como usamos o quadro interativo nas aulas de Inglês! Um momento da nossa aula de natação! Participando no evento O Pré-Escolar participando no Desfile de Carnaval das Escolas! Atuação com um momento de Ginástica na festa de final de ano

O pré-escolar no CEI aposta numa educação personalizada, no rigor das práticas pedagógicas aliadas à qualidade das instalações, espaços verdes e por um conjunto alargado de serviços, tendo como objectivo o desenvolvimento global e harmonioso da criança.

Centramos a nossa prática educativa num trabalho individualizado, considerando cada criança como sujeito ativo do seu processo educativo e formativo. Procuramos estimular o interesse pela descoberta, pela imaginação, pela criatividade, pelo saber articulando as diferentes áreas do desenvolvimento (Formação Pessoal e Social, Matemática, Linguagem Oral e Abordagem à Escrita, Expressões e Conhecimento do Mundo).

Deste processo fazem parte todos os intervenientes da comunidade educativa (pais, educadores, professores, comunidade envolvente). O pré-escolar do CEI é constituído por três grupos de crianças de diferentes faixas-etárias. Por cada grupo, é responsáveluma educadora de infância. Esta acompanha o grupo desde dos 3 anos até à sua entrada para o 1ºciclo. Em colaboração com as educadoras trabalham os professores das diferentes disciplinas e as responsáveis pelo gabinete de apoio (constituído por uma psicóloga e uma psicopedagoga). A organização do espaço favorece um desenvolvimento harmonioso integral da criança, ajuda a fomentar regras, transmitir segurança e garantir a autonomia. Assim, no Centro de Educação Integral em cada sala há um pequeno mundo que é partilhado diariamente pela equipa pedagógica e pelas crianças.

Mas nem só o espaço-sala é o local de aprendizagem. Este, entende-se ao refeitório, o recreio, espaços verdes, piscina, o ginásio, biblioteca. No CEI, a articulação entre o pré-escolar e o 1º ciclo estabelece-se de modo natural, fruto da proximidade do conhecimento profundo dos dois níveis educativos, quer pelos educadores, quer pelos professores, e das possibilidades de trabalharem em comum, tendo como mais-valia as semelhanças e diferenças dos dois níveis educativos e as faixas etárias a que se destinam.

Neste sentido, temos no Centro Educação Integral os seguintes projetos que envolvem os dois níveis educativos:

 - Reuniões Julho e Setembro entre as educadoras e professoras do 1º Ciclo, para articulação entre os projetos curriculares de grupo e de turma do pré-escolar e o 1º ciclo e transmitir as informações pertinentes sobre os alunos que fazem a transição.
 - Sempre que possível, planificar e realizar atividades conjuntas ao longo do ano;
 - Realizar visitas e assistir às aulas do 1º ciclo;