E-Schooling

Espaços amplos, saudáveis e desafiantes

Os espaços são uma importante componente da ação pedagógica

A organização do espaço favorece um desenvolvimento harmonioso integral da criança, ajuda a fomentar regras, transmitir segurança e garantir a autonomia. Assim, no Centro de Educação Integral em cada sala há um pequeno mundo que é partilhado diariamente pela equipa pedagógica e pelas crianças.

O pré-escolar do CEI é constituído por três grupos de crianças de diferentes faixas-etárias: Pré dos 3 anos, Pré dos 4 anos e Pré dos 5 anos. Cada grupo dispõe da sua sala individual equipada e caracterizada de acordo com a faixa etária das crianças da sala.

Os espaços do pré-escolar foram totalmente renovados em Setembro de 2017. Todos os pormenores foram pensados para promover a felicidade e aprendizagens significativas das nossas crianças. Zabalza (1987) refere-se ao espaço como uma estrutura de oportunidades e contexto de aprendizagem e de significados. Neste sentido, criamos espaços mais amplos, mais luminosos, abertos à restante comunidade escolar, seguros, atraentes e serenos, que para além de estimulantes são facilitadores de uma aprendizagem ativa.

“A forma como organizamos o espaço interfere de forma significativa nas aprendizagens infantis. Isto é, quanto mais esse espaço é desafiador e promotor de atividades conjuntas, quanto mais permitir que as crianças se descentrem da figura do adulto mais fortemente se constituirá como parte integrante da ação pedagógica”. (HORn, 2004)

Esta renovação visa acompanhar as mudanças sociais e tecnológicas que têm surgido nos últimos anos, pois é urgente uma mudança no processo de ensino e de aprendizagem. Acreditamos que a escola tem de ser cada vez mais apaixonante, deixando para trás a ideia de que não passa de um local para onde todos têm de ir porque os pais trabalham ou porque a lei a tal obriga. A escola tem de provocar emoções, paixões e potenciar os talentos de cada criança em particular!

Mas nem só o espaço-sala é o local de aprendizagem das crianças do pré-escolar do CEI. A descoberta acontece também no recreio, com espaços verdes amplos e seguros, no parque infantil onde podem dar largas à sua imaginação, na piscina que eles tanto adoram, no pavilhão onde podem correr, fazer ginástica e jogar à bola, no refeitório onde aprendem como se portar à mesa, na sala de informática, na sala de xadrez, na sala de música, na biblioteca… enfim. Há todo um mundo preparado para os desafiar a crescerem perspicazes, saudáveis e felizes.