COVID - atualização a 22/nov.

  Voltar   

I Informação às famílias

 

 

 

Informação enviada aos Encarregados de Educação dia 22/nov.:

 

Caros pais,

 

À semelhança do que tem vindo a acontecer nas últimas semanas, venho neste dia de domingo fazer-vos o ponto de situação Covid:

  • os casos comunicados na semana passada não tiveram qualquer agravamento e está previsto o regresso do professor e das crianças da creche até ao final do mês, após o período obrigatório de isolamento;
  • a turma do 9º ano teve um caso positivo que já foi para casa na passada segunda-feira e porque testou positivo quinta-feira, suspendi de imediato a turma que passou a ter aulas online;
  • para surpresa de todos também na sexta-feira à noite tive a notícia que uma aluna do 8º ano também testou positivo. De imediato comuniquei às famílias destes alunos a suspensão das aulas presenciais e amanhã começam a ter aulas online, à semelhança do 9º ano;
  • temos tido comunicações de familiares dos alunos e empregadas domésticas que têm vindo a testar positivo. Nestes casos os pais têm vindo buscar os filhos e estes permanecem em casa até terem a confirmação segura de que testam negativo;
  • todas estas situações têm sido comunicadas à delegação de saúde que até à data não tem comunicado qualquer alteração aos nossos procedimentos. Caso venha a acontecer comunicaremos de imediato.
  • continuamos disponíveis sempre que os nossos colaboradores tenham que ajudar as suas famílias e agradecemos a ajuda de todos os colegas e compreensão das famílias dos nossos alunos, para que seja possível continuar a travar o contágio COVID.

 

IMPORTANTE para as turmas do 8º e 9º anos:

Estamos numa região consideradas "risco extremamente elevado".

Por isso, entendo que as turmas com casos diretos que testaram positivo devem permanecer em casa, até ao final do período de isolamento (14 dias após o último contato).

No entanto, uma vez que a delegação de saúde ainda não decretou isolamento, caso as famílias entendam que os seus filhos devem vir para o colégio, para aulas presenciais, podem fazê-lo desde que:

  • tenha decorrido pelo menos 5 dias após o último contato com o caso positivo, sem qualquer sintoma;
  • tenham depois deste período, efetuado teste Covid e o resultado seja negativo;
  • estes alunos não terão intervalos em recreio junto de outros alunos até ao final dos 14 dias.
  • o almoço se for no colégio, também terá condições excecionais, para proteção de todos;
  • caso queiram optar por esta solução, devem informar por e-mail e enviarem o resultado do teste negativo.

 

NOTA: Em face das últimas notícias conhecidas da comunicação do sr. 1º ministro quanto à suspensão das atividades letivas, relembro que já faz parte do nosso calendário escolar as interrupções letivas nestes dias 30 de nov e 7 de dez.

No entanto, como é habitual e se for permitido estaremos abertos para as famílias que necessitarem. Apenas peço que informem os coordenadores de equipas educativas, para melhor organização do colégio.

 

Continuo a pedir a todas as famílias que estejam atentas aos sintomas e às regras Covid, mesmo com sacrifício de tempos de convívio entre amigos e familiares. A situação a isto nos obriga. Comuniquem-nos o mais breve possível qualquer situação anormal.

 

Obrigado pela vossa compreensão e ajuda e votos de excelente saúde.

Joaquim Valente

Diretor

Centro de Educação Integral - Colégio
"Sou Cidadão para a Vida - Hoje e Sempre"

Cei assinatura

 

----------------------------------------------

 

 

Informação enviada aos Encarregados de Educação dia 15/nov.:

 

Caros pais,

 

Na sequência da minha última comunicação de 07 de novembro, venho atualizar a informação de que dispomos:

  • Neste momento não temos quaisquer casos novos de COVID no CEI (professores, alunos e funcionários não docentes).
  • No entanto, um professor ficou em casa já desde sexta-feira por um filho ter testado positivo, sendo que eles, os pais, já testaram e estão negativos. Por precaução, o professor manter-se-á em casa e as suas aulas decorrerão via online;
  • Também os alunos que por iniciativa dos pais têm feito testes, têm dado todos negativos;
  • Relativamente aos alunos do ensino profissional iremos manter em casa apenas uma turma por precaução, devido a um caso positivo que tivemos conhecimento já na segunda-feira dia 9, embora esta aluna não tenha estado no colégio desde dia 4 de novembro;
  • Neste fim de semana tivemos que agir sobre a equipa de profissionais da creche que mandamos testar. Confirmamos, em teste rápido dois casos que deram positivo e que vieram obrigar ao isolamento de dois grupos de crianças, conforme orientação da delegação de saúde. Por precaução fizemos desinfeção geral de todo o espaço da creche.

 

Continuamos em articulação com a Delegação de Saúde sobre os casos confirmados que possam surgir.

 

Solicito também a todos o máximo rigor e vigilância e mantenham-nos informados sobre quaisquer sintomas.

 

Votos de excelente saúde para todos,

Joaquim Valente

Diretor

Centro de Educação Integral - Colégio
"Sou Cidadão para a Vida - Hoje e Sempre"

Cei assinatura

 

 

-----------------------------------

 

Informação enviada aos Encarregados de Educação dia 07/nov.:

 

Caros pais,

 

Na sequência da minha última comunicação de 04 de Novembro, venho atualizar a informação de que dispomos:

  • O resultado do teste COVID à colega de trabalho da funcionária da limpeza que está em casa há uma semana, foi negativo. É bom saber que as medidas rigorosas que adotamos de utilização de máscara, distanciamento e desinfeção parecem ter efeito.
  • Por outro lado, a funcionária que foi para casa, por causa de contacto direto com familiar positiva para o COVID, testou positivo. Hoje de manhã conseguimos que dois colaboradores com contacto direto fizessem o teste rápido, que teve resultado negativo. Vamos ainda aguardar a confirmação com o teste de laboratório.
  • Por indicação da Unidade de Saúde, a maioria dos alunos de uma das turmas do 10º do ensino profissional que estava por prevenção em casa, vai poder regressar à escola já na 2ª feira. Vão-se manter em isolamento mais alguns dias apenas os colegas próximos do aluno que testou positivo;
  • Entretanto, tivemos também conhecimento do resultado negativo ao teste COVID de outra professora que estava em casa por prevenção e sintomas ligeiros.

 

Continuamos em articulação com a Delegação de Saúde sobre os casos confirmados que surgem.

 

Assim, estamos perante casos positivos que surgem por contactos externos à escola, não havendo nenhum caso de propagação no interior da escola. Tudo iremos continuar a fazer para manter essa situação, pelo que continuaremos atentos e rigorosos no cumprimento das regras Covid.

 

Solicito também a todos o máximo rigor e vigilância e mantenham-nos informados sobre quaisquer sintomas.

 

Votos de excelente saúde para todos,


Joaquim Valente

Diretor

Centro de Educação Integral - Colégio
"Sou Cidadão para a Vida - Hoje e Sempre"

Cei assinatura

 

 ----------------------------------------

 

 

Informação enviada aos Encarregados de Educação dia 04/nov.:

 

Caros pais,

 

Na sequência da minha última comunicação de 01 de Novembro, venho mais uma vez ao vosso contato para informar:

 

  • a professora do ensino secundário que fez teste, deu positivo. Já estava em casa, continuou em casa e a dar as aulas via Zoom;
  • a funcionária que estava em casa, desde sábado, com sintomas ligeiros, também testou positivo. Continua em casa cumprindo as orientações da delegação de saúde. De imediato marcamos teste para a colega de trabalho com que ela mais contatava. Esperamos ter este resultado esta semana;
  • também agora à noite tivemos conhecimento que uma familiar de uma outra funcionária testou positivo. De imediato suspendemos a funcionária e solicitamos um teste. Também esperamos receber o resultado esta semana;
  • neste momento temos duas turmas do 10º do ensino profissional confinadas às suas famílias em casa, por um colega ter testado positivo, por um contato familiar;
  • face ao contexto, optamos por suspender a formação em contexto de trabalho nos lares/centros de dia, de alunos de saúde:
  • eu próprio perante este cenário, fiz o teste ontem e soube hoje o resultado, que deu negativo.

 

Permitam reforçar que todas as pessoas que tiveram resultado positivo no teste Covid, informaram ser proveniente de contatos externos ao colégio.

 

Todas estas situações têm sido comunicadas ao delegado de saúde que tem-se mantido em contato connosco.

 

Peço a participação de todos na conferência de amanhã às 19h, que será dedicada a "aprendendo cidadania, com a matemática, físico-química e afins...". No início da sessão atualizamos estas informações.

(link: https://us02web.zoom.us/j/84236446656?pwd=N2tCOURtRGlZVzA4VlVwYmVUY1JnQT09

ID da reunião ZOOM: 842 3644 6656 Senha: cei)

 

Agradeço a vossa atenção e compreensão e acreditem que continuaremos atentos e rigorosos no cumprimento das regras Covid. Solito também a todos o máximo rigor e vigilância e mantenham-nos informados sobre quaisquer sintomas.

 

Votos de excelente saúde para todos,

Joaquim Valente

Diretor

Centro de Educação Integral - Colégio
"Sou Cidadão para a Vida - Hoje e Sempre"

Cei assinatura

 

 

--------------------------------

 

 Informação enviada aos Encarregados de Educação dia 01/nov.:

 

Caros Pais,

 

É com sentido de grande responsabilidade que venho partilhar com todos vós, no âmbito da atual conjuntura Covid, dois temas importantes:

 

I - Leccionação das aulas de educação física

 

Conforme consta do nosso plano de contingência que envio em anexo a parte que diz respeito, vamos ainda reforçar:

  • Possibilitar às famílias a livre opção pela frequência da aula, considerando justificadas as faltas nesta situação. Caso optem por não frequentar as aulas de educação física, devem fazer-nos chegar por escrito para esta opção.
  • Manter as aulas com observância do que está regulado;
  • Afectar uma vigilante para o balneário feminino, sempre que o professor considere necessário;
  • Sempre que o número de alunos na aula o justifique, desdobrar em dois grupos quando vão para os balneários (vestiários e chuveiros). Também sempre que se justifique abrimos os dois vestiários de cada sexo.
  • Durante a prática da aula, reforçar o distanciamento e motivar os alunos para usarem máscara específica para as aulas de educação física.

 

 

II – Casos COVID relacionados com alunos e colaboradores do CEI


  • Na sexta-feira, 23 de outubro, tivemos conhecimento que um aluno do 12º ano que não esteve na escola nessa semana testou positivo. As famílias da turma foram de imediato informadas. Contactada a Delegação de Saúde, as orientações foram: “informo que não existe indicação para implementação de medidas na turma, pelo que deverão manter a actividade de forma normal.” Ainda assim, seguindo o planeamento previsto as turmas do ensino secundário realizaram a GAP WEEK com atividades à distância, sem virem à escola.
 
  • Na sexta-feira, dia 23/out., tivemos conhecimento que uma mãe da turma da pré dos 4 anos testou positivo. As famílias da turma foram de imediato informadas. Entretanto, a criança da sala da pré dos 4 anos testou negativo.
 
  • Na sexta-feira ao final do dia, dia 30/out., tivemos conhecimento que uma aluna da turma do 10º ano do ensino profissional de comércio testou positivo. As famílias da turma foram de imediato informadas. Contactada a Delegação de Saúde, as orientações foram que os alunos da turma devem permanecer em casa em isolamento e assim farão.
 
  • Durante este fim-de-semana uma professora e uma funcionária contactaram a linha saúde 24 por terem tido contacto com casos positivos fora da escola ou sintomas leves e estão em casa a aguardar a realização do teste COVID.
 
  • Nos últimos dias tivemos conhecimento de vários casos de famílias que tiveram contacto com casos confirmados fora da escola, no entanto os alunos têm testado negativo.
 

Vamos continuar a acompanhar as informações que nos chegam e implementar as medidas previstas em articulação com a Delegação de Saúde. Reforçamos que as famílias devem continuar atentas e vigilantes a qualquer sintoma, preferindo agir por excesso, numa atitude preventiva.

 

Sempre ao dispor,

Obrigado pela colaboração e compreensão,

Com os melhores cumprimentos


Joaquim Valente

Diretor

Centro de Educação Integral - Colégio
"Sou Cidadão para a Vida - Hoje e Sempre"

Cei assinatura

 


-----------------------------


Informação enviada aos Encarregados de Educação dia 19/set., ao final do dia:


Caros pais,

 

É com satisfação e alívio que estamos a receber os resultados dos testes covid como negativos respeitantes aos alunos da turma do 6º ano.

 

Também a educadora da creche testou negativo.

 

Assim como a família que referimos anteriormente, que teve um contato com uma colega de trabalho positiva, tivemos conhecimento que testou negativo.

 

Não temos conhecimento de quaisquer novos casos.

 

Estamos com esperança que tudo continuará a correr bem e temos que continuar o trabalho de rigor e cumprimento das regras.

 

Desejamos que todos continuem bem de saúde e passem um excelente fim-de-semana


Joaquim Valente

Diretor

Centro de Educação Integral - Colégio
"Sou Cidadão para a Vida - Hoje e Sempre"

Cei assinatura



-------------------------------------------------------


Informação enviada aos Encarregados de Educação dia 18/set., às 18h:

 

Caros pais:

 

Na sequência da nossa comunicação de ontem, vimos fazer o seguinte ponto de situação:

 

  • As crianças e seus familiares que ontem testaram positivo ao Covid-19 (bebé de um ano e adolescente do 6º ano) estão bem e sem sintomas em casa;
  • Hoje não tivemos conhecimento de qualquer agravamento (novos casos) da situação verificada ontem;
  • Os alunos da turma do 6º ano estão a ser testados e já há alguns que têm conhecimento do resultado que é negativo;
  • Tivemos sim conhecimento que um familiar de outros dois alunos conviveu com uma colega de trabalho que testou positivo e por uma questão preventiva e de responsabilidade os pais mantêm os filhos em casa, até saberem o resultado do seu familiar e a seguir as instruções do delegado de saúde;
  • Acreditamos que se todos estivermos em alerta, vigilantes e com sentido de responsabilidade, todos podemos mitigar os efeitos da conjuntura Covid-19, sempre cumprindo as regras de higienização, proteção e distanciamento. Passemos a palavra uns aos outros. Que a nossa atitude a todos contagie.

 

Desejamos um excelente fim de semana e estamos gratos pela compreensão e solidariedade de todos vós.

 

Com os nossos respeitosos cumprimentos

 

O diretor e em nome de toda a equipa de trabalho com os vossos filhos

Joaquim Valente

Diretor

Centro de Educação Integral - Colégio
"Sou Cidadão para a Vida - Hoje e Sempre"

CEI assinatura

 

 

--------------------------------------------------------------------

 

Informação enviada aos Encarregados de Educação dia 17/set., às 18h:

 

Caros pais,

 

Para que possamos contribuir para a tranquilização de todos, informamos o seguinte:

 

- Como já tínhamos informado, na terça-feira à noite, dia 15/09 fomos informados pelos pais de uma criança da sala da pré dos 4 anos que eles, pais, testaram positivo. Esta família tem também um irmão de um ano na creche "O pequeno príncipe".

 

Perante isso, tomamos as medidas previstas no plano de contingência para a conjuntura Covid:

 

- Contactamos todos os pais da sala da pré dos 4 anos para que as crianças não viessem para a escola enquanto o delegado de saúde não desse orientações, assim como a educadora da sala e a auxiliar. O mesmo foi feito em relação ao grupo da criança da creche.

 

Ontem, dia 16/09, por volta das 16h, tomamos conhecimento do resultado do teste COVID efetuado a ambas as crianças:

- a criança da pré dos 4 anos testou negativo. A decisão articulada com o Delegado Regional de Saúde foi que as restantes crianças da turma poderiam regressar à escola, juntamente com a educadora e auxiliar.

- a criança da creche testou positivo. A decisão articulada com o Delegado Regional de Saúde foi que as crianças do grupo, assim como educadora e auxiliar permanecessem em casa em isolamento durante 14 dias, sendo contactadas diretamente pela delegação de saúde.

 

Também ontem, dia 16/09 ao final do dia, tomamos conhecimento que uma aluna do 6º ano que não veio à escola desde 5ª feira dia 10/09, testou positivo no teste COVID.

 

Em articulação com a Delegação Regional de Saúde efetuamos o mesmo procedimento:

- Contactamos todos os pais da turma do 6º ano para que as crianças não viessem para a escola enquanto o delegado de saúde não desse orientações.

 

Durante o dia de hoje as famílias estão a ser contactadas pela delegação de saúde para fazer o acompanhamento.

 

A informação de que dispomos é que serão testadas e deverão ficar em isolamento até à próxima 5ª feira, dia 24, de forma a fazer 14 dias de isolamento. Neste período os alunos terão o acompanhamento dos seus professores.

 

Em paralelo, desde o início do ano letivo (a 7/09) e por vários motivos já foram testadas outras 4 crianças que frequentam o CEI, tendo o resultado dado negativo.

 

Assim, de momento existe apenas um caso confirmado na creche O Pequeno Príncipe da Associação de Apoio à Educação IPSS

e

No colégio - Centro de Educação Integral um caso confirmado, que não estão relacionados (estão em edifícios diferentes, funcionários diferentes, entradas diferentes e bem distantes e uma criança de 1 ano não convive com um adolescente do 6º ano sendo de famílias diferentes que nem se conhecem).

 

Todos os procedimentos do Plano de Contingência estão ativos e reforçamos a importância de todos serem rigorosos no cumprimento das regras definidas. Não podemos evitar que surjam casos, mas tudo faremos para evitar a sua propagação. Acreditem e colaborem fazendo-nos chegar as informações de quaisquer sintomas.

 

Logo que haja mais informações relevantes entramos em contacto.

 

Obrigado pela compreensão e acreditem que responsavelmente tudo estamos a fazer para bem de todos, seguindo todas as orientações e a trabalhar em articulação com SN24 e a delegação de saúde, conforme a atual conjuntura exige.

 

Com os meus cumprimentos

Joaquim Valente

Diretor

Centro de Educação Integral - Colégio
"Sou Cidadão para a Vida - Hoje e Sempre"

Cei assinatura

 

 

--------------------------------------------------------------------------------


Informação enviada aos Encarregados de Educação dia 16/set., às 13h:


Caros pais,


Para que possamos contribuir para a tranquilização de todos, informamos o seguinte:

 

Ontem pelas 23h fomos informados pelos pais de uma criança da sala da pré dos 4 anos que eles pais testaram positivo.


Perante isso, tomamos as medidas previstas no plano de contingência para a conjuntura Covid:


- Contactamos todos os pais daquela sala para que as crianças não viessem para a escola enquanto o delegado de saúde não desse outras ordens, assim como a educadora da sala e a auxiliar.

 

Sabemos que a criança já foi testada. Aguardamos o resultado, assim como as orientações do delegado de saúde.

 

Agimos com celeridade muito antes das indicações do SNS 24 e do delegado de saúde.

 

Foi esta a forma que achamos mais segura.

Logo que haja mais notícias entramos em contato.

 

Obrigado pela compreensão e acreditem que responsavelmente tudo estamos a fazer para bem de todos.


Joaquim Valente

Diretor

Centro de Educação Integral - Colégio
"Sou Cidadão para a Vida - Hoje e Sempre"

Cei assinatura

Documentos

  • Manual COVID - Ordem dos Médicos

    1.86 MB

Definições de Cookies

O Centro de Educação Integral pode utilizar cookies para memorizar os seus dados de início de sessão, recolher estatísticas para otimizar a funcionalidade do site e para realizar ações de marketing com base nos seus interesses.

Estes cookies são necessários para permitir a funcionalidade principal do site e são ativados automaticamente quando utiliza este site.
Estes cookies são necessários para permitir a funcionalidade principal do site e são ativados automaticamente quando utiliza este site.
Estes cookies são necessários para permitir a funcionalidade principal do site e são ativados automaticamente quando utiliza este site.

Cookies Necessários Permitem personalizar as ofertas comerciais que lhe são apresentadas, direcionando-as para os seus interesses. Podem ser cookies próprios ou de terceiros. Alertamos que, mesmo não aceitando estes cookies, irá receber ofertas comerciais, mas sem corresponderem às suas preferências.

Cookies Funcionais Oferecem uma experiência mais personalizada e completa, permitem guardar preferências, mostrar-lhe conteúdos relevantes para o seu gosto e enviar-lhe os alertas que tenha solicitado.

Cookies Publicitários Permitem-lhe estar em contacto com a sua rede social, partilhar conteúdos, enviar e divulgar comentários.