E-Schooling
2º + 3º Ciclo
O Colégio

Curso de Inglês em Kent, Reino Unido

21 Abril 2017

Entre os dias 1 e 8 de abril 28 alunos do 2.º, 3.º ciclo e secundário do CEI viajaram até à região de Kent no Reino Unido para frequentarem um Curso de Inglês na Academia Kingswood em Grosvenor Hall, na pequena cidade de Ashford. Este curso foi organizado em cooperação com a Escola Inglesa.

Com efeito, o objetivo desta viagem era dar aos alunos a oportunidade de melhorarem a sua aprendizagem da língua inglesa, pelo contacto direto com nativos desta língua, pela sua utilização como veículo de comunicação com alunos e professores nativos, bem como com colegas de outras nacionalidades enquanto experienciavam atividades, aulas de inglês e desportos radicais num mesmo local.

A. Visita guiada a Londres e cruzeiro no Tamisa

Foi assim com grande entusiasmo que, após a chegada ao Reino Unido, partimos à descoberta da cidade de Londres, visitando ou revisitando os principais ícones e monumentos da capital inglesa, como por exemplo, o palácio de Buckingham, a Tower of London e a Tower Bridge. Todos os alunos e professores puderam ainda admirar os monumentos desta cidade a partir de um cruzeiro no rio Tamisa, efetuando um rali fotográfico entre selfies e fotos panorâmicas verdadeiramente inesquecíveis com o Big Ben, o London Eye ou a Westminster Bridge como background.

Visitamos ainda a zona de Trafalgar Square onde, em frente à National Gallery e da Nelson’s Column, e de forma espontânea e divertida os alunos contactaram com os vários artistas de rua que mostravam os seus talentos e dotes artísticos e desportivos, sendo interpelados para participarem ativamente nas suas apresentações. Foi deveras surpreendente o à-vontade com que, dos mais tímidos aos mais confiantes, todos usaram a língua inglesa para comunicarem, questionando, interpelando e propondo até desafios aos diferentes artistas de ruas ali presentes.

Em seguida, deslocamo-nos à zona de Covent Garden, onde alunos e professores contactaram com o comércio mais popular e característico de uma zona culturalmente rica e efervescente, seja pelos seus mercados cheios de produtos artesanais, pelas lojas e restaurantes de luxo como o “Union Jacks” do famoso chef Jamie Oliver ou pelos artistas e músicos de rua que fazem desta área da cidade de Londres uma zona cada vez mais atractiva, não apenas para turistas, mas também para os londrinos.

No final do dia, já esgotados mais bastante entusiasmados fomos ensinando músicas e palavras portuguesas e aprendendo músicas tradicionais inglesas com os nossos monitores e guias, Robbie e Laura no nosso trajeto de regresso a Grosvenor Hall.


B. Curso de Inglês em Kingswood, Grosvenor Hall

Nos dias seguintes, já em Kingswood, os alunos foram distribuídos por diferentes grupos mistos de nacionalidades, tendo em vista o seu nível de inglês em termos de competências de comunicação.

De acordo com essa distribuição, os alunos tiveram aulas de inglês com professores acreditados pelo British Council onde potenciaram de forma mais prática e divertida a sua aprendizagem do inglês. Realizaram ainda realizaram inúmeras atividades e desafios desportivos e radicais, sempre com o objetivo de aliar a aprendizagem da língua inglesa à criação de momentos significativos e memoráveis que se constituíram como um verdadeiro boost para a sua motivação no estudo da língua inglesa.

De destacar a coragem, o entusiasmo e a alegria dos alunos ao participarem nas provas e atividades mais desafiantes, desde o Jacob’s ladder, High Equilibrium, 3G-Swing ou ainda o Aereal runway, as quais envolveram sempre grande adrenalina, alturas e gestão de medos, ansiedades e insegurança por parte dos alunos. Para além disso, tinham obrigatoriamente de ouvir as instruções em inglês, compreender as tarefas práticas a desempenhar, resumir, parafrasear e colocar questões aos instrutores e colegas em caso de necessidade.

Na verdade, a partir da participação nestas atividades os alunos conseguiram tornar a sua produção e expressões inglesas mais espontâneas, objetivas e úteis, o que influenciou muito positivamente o seu sentimento de autoeficácia e achievement em geral.

C. Visita a Canterbury e à sua catedral

Já a meio da semana, alunos e professores viajaram até à cidade de Canterbury, cuja catedral se constitui como sede da igreja anglicana inglesa, a qual visitaram e onde puderam conhecer a história por trás da construção e alargamento desta, bem como do seu mais famoso arcebispo Thomas Becket, morto por seguidores do rei Henrique devido a conflitos acerca dos direitos da igreja em Inglaterra no século 12. Esta cidade que, apesar da sua grande importância ao nível da cultura e religião do Reino Unido, permanece relativamente pequena e mantém ainda parte das suas características medievais, tornou-se para alunos e professores uma óptima oportunidade de contacto com nativos, não só para efeitos de visita cultural, mas também para a compra de recordações e souvenirs.

Finalmente, no último dia de aulas e atividades, enquanto alunos se despediam de colegas, monitores e instrutores, foram entregues os diplomas de frequência a todos os participantes numa cerimónia plena de alegria e sentimento de dever cumprido que culminou, após o jantar, com uma sessão de disco bem animada para todos os alunos que na manhã seguinte regressariam ao seu país.

De destacar as lágrimas no momento de despedida, os pedidos insistentes para regressarmos no próximo ano e a troca de contactos até ao último minuto, num desejo honesto e sincero de manter a comunicação até um próximo encontro. Foram 8 dias plenos de entusiasmo, novas aprendizagens e experiências que marcou todos os professores e alunos envolvidos nesta viagem, não só pelo convívio, conhecimento adquirido e euforia, mas também pelo quanto cresceram e se enriqueceram ao passarem por esta experiência.

Obrigada aos pais e professores por tornarem esta experiência tão única e especial, a qual ficará certamente nas nossas memórias!!