E-Schooling
Creche
Pré-Escolar
1º Ciclo
2º + 3º Ciclo
Secundário
Formação CEI
O Colégio

Dr. Luís Portela no CEI... porque "Em Equipa sou + Líder do meu Projeto de Vida!"

11 Outubro 2018

No dia 9 de outubro realizou-se no CEI uma conferência dedicada ao nosso projeto curricular para o ano 2018-19 com o Dr. Luís Portela, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Bial.

Com efeito, numa altura em que assumimos claramente que a nossa missão enquanto colégio é formar integralmente os alunos de modo a que possam participar ativa e eficazmente na sociedade, torna-se imperativo desenvolvermos nas crianças e jovens de hoje competências socioemocionais, de liderança, autonomia e aprendizagem que suportem a sua integridade, independentemente dos desafios que venham a enfrentar.

Sendo assim, foi deveras emocionante acompanhar a narrativa de vida do nosso ilustre conferencista que, em tom intimista nos confessou que, não fora a sua ousadia e a vontade de vencer, claramente suportada por uma equipa de funcionários competentes, mas sobretudo capazes de trabalhar em em função de objetivos claramente delineados a partir de uma visão estratégica concertada, jamais poderia ter levado a Bial à posição que tem hoje.

Destacou também a integridade e o caráter de cada um como meta de vida, assumindo que esta só será possível se houver uma clara assunção de responsabilidades face às inúmeras situações do dia-a-dia. Referiu também a importância de nos sabermos colocar perante o outros, procurando escutar, tendo noção das prioridades e, acima de tudo, focando os problemas de frente para os procurar resolvê-los diariamente, sem dramas.

Garante que, enquanto presidente da Bial, a maior riqueza de qualquer empresa será sempre o seu capital humano, sendo necessário apostar na formação, sensibilização e na criação de um ambiente de trabalho livre de conflitos, onde se preze o mérito e a harmonia entre os diferentes elementos de cada equipa. Confessa porém que, "nem tudo são rosas" na gestão de uma grande empresa e que, por vezes, é preciso que a persistência se faça não se uma vontade cega e louca de vencer, mas de decisões claramente suportadas por reflexões partilhadas em direção à concretização do objetivo definido.

Chama a nossa atenção para que tenhamos em conta que, o "pensamento que nos trouxe até onde hoje nos encontramos, não será, nem de longe, nem de perto, o mesmo que nos levará até onde desejamos estar no futuro", sendo necessário uma busca de melhoria contínua, conscientemente partilhada com o nosso lado mais espiritual e universalista. Admite mesmo que, só na medida em que nos entregamos e somos úteis aos que nos rodeia, poderemos formar uma verdadeira equipa onde o erro surge mais coo uma etapa do caminho, do que como algo que deve ser encondido e temido.

Por fim, lança-nos o repto para que assumamos o respeito pelos valores universais da vida, como a integridade, a verdade e a honestidade, a humildade e a dedicação para que seja possível construirmos uma sociedade mais harmoniosa, justa, mas sobretudo, mais feliz.

Gostaríamos assim de agradecer ao Dr. Luís Portela e a todos os presentes que coonosco partilharam este final de tarde cuja reflexão vem salientar a importância de uma eficaz articulação da escola e família para que crianças e jovens cresçam mais felizes hoje, amanhã e sempre!!

Ousemos pois inspirar-nos nestas pelavras!!