E-Schooling
2º + 3º Ciclo
Secundário

Parlamento dos Jovens - edição 2017

08 Abril 2017

Os alunos do 3.º ciclo e ensino secundário tiveram, novamente este ano, o privilégio de debater os temas que têm vindo a explorar e a preparar de acordo com as listas em que se organizaram, apresentando diferentes propostas de medidas a serem apresentadas na Assembleia da República. Os temas discutidos em plenário foram os seguintes: "Os Jovens e a Constituição - Tens uma palavra a dizer" para o 3.º ciclo e "40 anos de Constituição - A que temos. A que queremos ter: desafios ao poder local" para o ensino secundário.

Na verdade, mais do que polémicos, a exploração e discussão destes temas implicou uma profunda reflexão de todos os alunos envolvidos que procuraram demonstrar a mais-valia das suas medidas através de uma argumentação séria, honesta e clara.

O debate do 3º ciclo contou com a presença do Deputado da Assembleia da República, Dr. António Cardoso (PS), enquanto o debate do secundário foi enriquecido com a presença da Deputada da Assembleia da República, Dr.ª Susana Lamas (PSD)

Todavia, tal não impediu a existência de momentos de maior calor na discussão, em que as listas debateram os prós e contras das medidas apresentadas, buscaram exemplos concretos bem visíveis na sociedade atual para suportarem as suas causas e sugeriram reformulações e melhorias.

Também os alunos da assistência não ficaram indiferentes à energia e fervor de alguns intervenientes, manifestando-se, intervindo e até interpelando os representantes das várias listas para exemplos concretos da sociedade portuguesa.

O Guilherme, a Leonor e a Rita foram os alunos seleccionados para representar o CEI na sessão distrital do ensino básico que decorreu em Aveiro. Agora  contam-nos em breves palavras a sua experiência:

“No dia 13 de março fomos ao Centro de Congressos de Aveiro para a sessão distrital do Parlamento dos Jovens do ensino básico.

O objetivo deste Parlamento é que os alunos apresentem medidas à Assembleia da República, sobre um determinado tema. Nesta sessão, em específico, cada escola de Aveiro apresenta o seu projeto de recomendação e defende-o, depois do debate é eleito um único projeto de recomendação. A seguir, em pequenos grupos, melhorámo-lo.

Com esta iniciativa, pudemos aprender a confrontar diferentes ideologias, respeitando outros pontos de vista. Aprendemos ainda que a popularidade é importante, logo temos de acreditar em nós e nas nossas ideias.

Concluindo, esta experiência foi muito interessante e enriquecedora, pois conhecemos pessoas novas e debatemos assuntos relevantes.”