Missão e Visão

1. Uma escola para o futuro numa sociedade em mudança:

“Deus quer, o homem sonha, a obra nasce",
Fernando Pessoa

No início do séc. XXI, a sociedade caracteriza-se pela transformação contínua e acelerada das estruturas sociais e económicas, sendo a investigação, a tecnologia e a comunicação os grandes contributos para este processo. Esta situação leva-nos a repensar a Escola. Que Escola queremos? Que contributos vão dar a Família e a Sociedade absorvidas neste ritmo acelerado de trabalho, onde as exigências profissionais são cada vez maiores e o distanciamento/ruptura com os membros familiares acontecem a todo o momento?Hoje, inseridos numa sociedade em permanente mudança no aspecto afectivo, económico e cultural, fazemos o propósito de, com este Projecto Educativo, contribuir para que o Centro de Educação Integral desperte para a construção de uma sociedade jovem, nova, rica de valores culturais, humanos e sociais, pautando-se pela firmeza e humanidade, com justiça e abertura, com clareza de princípios que evitem equívocos a todos quantos o querem frequentar.Somos uma estrutura viva, confiante, responsável e credível, porque sabemos que educar visa o futuro. Logo, a educação deve ser prospectiva em relação ao adulto de amanhã e não apenas em relação ao aluno de hoje; por isso, temos sempre presente que hoje temos de ver amanhã.É este o caminho da nossa escola!


2. A nossa escola é família e comunidade:

"É urgente construir o Amor",
Eugénio de Andrade

Podemos afirmar que, se educar nunca foi fácil, hoje é bastante mais difícil, pois a educação actual quer-se muito mais personalizada e o stress a que todos estamos sujeitos nem sempre deixa tempo suficiente para os pais brincarem com os filhos, e os professores conviverem com os alunos fora da sala de aula ou realizarem aquele passeio pela mata que se vê da janela...A nossa Escola é por excelência o prolongamento do meio familiar do aluno. Ela torna-se a casa do aluno, local onde predominam o bem-estar, a harmonia, o gosto e o prazer de viver.Damos muita atenção à relação da Família com a Escola e apostamos principalmente no acompanhamento directo dos alunos, com base num diálogo franco e aberto. Fomentamos a organização de encontros e de debates sobre problemas inerentes à educação.Esperamos que os pais e encarregados de educação estejam receptivos à formação dada, de modo a melhor acompanhar o percurso do seu educando - nas diversas fases etárias - de uma forma mais atenta e solidária.Cabe aos pais/educadores a responsabilidade de, conjuntamente com a escola, orientar os seus educandos para um futuro cada vez mais incerto, competitivo e exigente. Educação escolar e educação familiar andarão a par, activando-se mutuamente.

Por tudo isto, é realmente necessário criar e aprofundar uma informação e um acordo mútuo regular. Em todo o processo educativo deve haver contactos entre os Pais e a Escola, que não deveriam ser esporádicos e apenas quando ocorrem problemas do foro disciplinar ou de aprendizagem. Se assim for, Pais e Escola encontram vantagens nesta cooperação, o trabalho da Escola melhora e a educação das crianças e dos jovens é mais valorizada.Somos uma Escola aberta e actuante em relação ao meio e à sociedade. Alargamos a acção da escola a todo o meio, indo ao encontro de carências inerentes à região. Assim, continuaremos a estabelecer contactos com o sector empresarial, industrial e comercial da região, com associações culturais e recreativas, clubes, outras escolas, personalidades, autarquias, que resultem na troca de experiências, no intercâmbio de actividades, no estabelecimento de protocolos de colaboração.Queremos que as relações com a comunidade tenham duplo sentido: quer do meio para a escola quer desta para o meio. A Escola terá as portas abertas para a realização de encontros, seminários, debates, jornadas, colóquios, para crescermos em conjunto.


3. A certeza da Missão e Visão

Ao inscreverem os seus educandos na nossa escola, os Pais ou os Encarregados de Educação, manifestam uma atitude de aceitação e de confiança no nosso Projecto Educativo e nos valores e ideais que o caracterizam.