CLIL no CEI!

CLIL no CEI!

De acordo com a nova abordagem CLIL, pressupõe-se o ensino de diferentes conteúdos disciplinares através de uma língua estrangeira, contribuindo para uma pedagogia do sucesso e promovendo no jovem uma atitude positiva de autoconfiança face à aprendizagem de línguas.

O princípio subjacente à metodologia CLIL baseia-se na noção de que a linguagem é utilizada simultaneamente para aprender e comunicar, promovendo-se desta forma, não só a competência linguística no que diz respeito ao domínio da língua, mas também no que se refere aos diferentes assuntos explorados através da língua.

Desta forma, estimula-se a consciência cultural, a internacionalização, bem como a preparação tanto para estudo e vida profissional, e aumento da motivação ao nível escolar.

Todavia, ao contrário do que se poderia esperar, uma aula CLIL não é uma aula dedicada ao estudo da língua, devendo esta incluir conteúdos sobre um determinado assunto definido no currículo, bem como fomentar o desenvolvimento de competências ao nível cognitivo. Ora, ao ser lecionada em língua estrangeira estamos a favorecer simultaneamente a dimensão comunicativa da língua, bem como a sua utilização ao serviço do ensino e da aprendizagem.