E-Schooling
Pré-Escolar

A Sofia foi à escola

01 Julho 2014

por Helena Moreira (mãe da Sofia, Pré 3 anos)

O CEI é a primeira escola da Sofia. A escolha da escola foi feita pela indicação de alguns pais que já a conheciam. As informações colhidas tiveram em conta o facto de ser uma escola pensada para a vida, centrada na valorização do educando e na sua integração sócio, escolar e familiar.

Esse conceito foi fundamental para esta escolha, porque a escola de hoje deve ser um complemento da educação oferecida pela família e não a educação “vazia” pensada para “ocupar” o aluno. Uma escola que se sacia a si mesma na limitação do cumprimento dos planos curriculares. A escola de hoje deve acolher o aluno e a família para que, em conjunto, se concretize uma educação de envolvimento e passagem de testemunhos para a vida. Testemunhos e ensinamentos que fortaleçam as nossas crianças como pessoas formadas com carácter, idoneidade, valores e princípios. Não importando o tamanho ou a grandeza, mas ensinando, cada um, a esforçar-se para ser o melhor no que quer que seja, desde que em respeito por si e pelo próximo.

Na incapacidade de descrever ou denominar tudo o que foi feito na escola ao longo do ano lectivo de 2013 /2014, pelos meninos e meninas da sala dos três anos, será mais fácil que a mensagem transmitida nos trabalhos, actividades, festas, brincadeiras e empenho desenvolvido por toda a equipa escolar, seja pelas sábias palavras de Pablo Neruda no poema a que chamou “Sê”:

Se não puderes ser um pinheiro, no topo de uma colina,

Sê um arbusto no vale mas sê

O melhor arbusto à margem do regato.

Sê um ramo, se não puderes ser uma árvore.

Se não puderes ser um ramo, sê um pouco de relva

E dá alegria a algum caminho.

Se não puderes ser uma estrada,

Sê apenas uma senda,

Se não puderes ser o Sol, sê uma estrela.

Não é pelo tamanho que terás êxito ou fracasso...

Mas sê o melhor no que quer que sejas."

 

Agradeço a toda a equipa escolar pela criatividade, empenho, paciência e dedicação aos nossos meninos.