Do CEI a Lisboa… são dois dias de aprendizagem

Voltar

N No âmbito da Assembleia Municipal de Jovens desenvolvida ao longo do ano letivo 21/22, um grupo de 15 alunos foi convidado a participar numa visita a Lisboa.

Depois de quatro horas de viagem chegamos a Lisboa e fomos directamente à Assembleia da República, onde estivemos a falar com alguns deputados de vários partidos. Da parte da tarde, partimos para o Museu da Presidência da República, mesmo ao lado do Palácio de Belém. Aí pudemos ver os “presentes dados a Portugal por outros países, condecorações, retratos dos presidentes, entre outros”. Já do lado do Palácio de Belém, visitamos os jardins, onde observamos a exposição de Maria de Lourdes Pintasilgo, que foi a única mulher que desempenhou o cargo de primeira-ministra em Portugal. À noite, após nos hospedarmos no Hotel Roma, jantamos e fomos de metro da estação Roma até ao Rossio, e exploramos um pouco a cidade.

No dia seguinte acordamos cedo, tomamos o pequeno-almoço e fomos à Câmara Municipal de Lisboa. Na Câmara, observamos quadros, esculturas, visitamos as salas de reuniões e a das sessões da assembleia de câmara e estivemos na varanda onde foi proclamada a República em 1910. Quando saímos, tivemos a sorte de conversarmos com o presidente da Câmara, Carlos Moedas, com quem tiramos uma foto. Antes de irmos almoçar e partirmos em direção a São João da Madeira, fomos visitar o Terreiro do Paço, onde ficamos a conhecer mais sobre a sua construção no tempo do Marquês de Pombal.

Com a ida a Lisboa aprendemos mais sobre a cidade e sobre o nosso país. Reforçamos a matéria que demos em sala de aula sobre a importância da República, como funciona o poder político após o 25 de abril e conseguimos ver os locais onde ocorreram os diversos acontecimentos históricos.
Ficamos deslumbrados ao pisar os diversos locais e lembrarmo-nos dos acontecimentos que ocorreram naqueles sítios. Nesta visita também aprendemos a estar em equipa, a colaborar e ouvir os outros, o que nos enriqueceu muito como pessoas e cidadãos.

Artigo realizado por: Inês Silva, Matilde Silva, Sebastião Silva e Mariana Reis.

• Visita a Lisboa
Definições de Cookies

O Centro de Educação Integral pode utilizar cookies para memorizar os seus dados de início de sessão, recolher estatísticas para otimizar a funcionalidade do site e para realizar ações de marketing com base nos seus interesses.

Estes cookies são necessários para permitir a funcionalidade principal do site e são ativados automaticamente quando utiliza este site.

Cookies Necessários Permitem personalizar as ofertas comerciais que lhe são apresentadas, direcionando-as para os seus interesses. Podem ser cookies próprios ou de terceiros. Alertamos que, mesmo não aceitando estes cookies, irá receber ofertas comerciais, mas sem corresponderem às suas preferências.

Cookies Funcionais Oferecem uma experiência mais personalizada e completa, permitem guardar preferências, mostrar-lhe conteúdos relevantes para o seu gosto e enviar-lhe os alertas que tenha solicitado.

Cookies Publicitários Permitem-lhe estar em contacto com a sua rede social, partilhar conteúdos, enviar e divulgar comentários.