E-Schooling

Equipa de Excelência

“É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança” - provérbio africano

O Centro de Educação Integral nasceu em 1988 fruto da vontade de um jovem casal de proporcionar aos seus filhos Uma Escola para a Vida. Foi com este propósito que a equipa do CEI cresceu e se desenvolveu ao longo de quase 30 anos.

Apresentamos hoje uma equipa pedagógica estável, experiente, atenda e de espírito inovador, liderada por uma direção pedagógica forte, presente e consistente. 

Temos um ambiente familiar onde alunos e educadores se conhecem pelo próprio nome. 

O 1.º ciclo surge como percurso natural em regime de continuidade ao Pré-Escolar. Também aqui continuamos a apostar num acompanhamento personalizado de cada aluno, no rigor e excelência de uma equipa de profissionais e suas práticas, orientada por um Coordenador de Equipa Educativa, que é o professor titular.

Desta forma, procuramos um ensino organizado, com professores especializados nas diferentes áreas disciplinares, com uma crescente autonomia e responsabilidade dos alunos, tendo em vista o desenvolvimento harmonioso de cada um. É desta forma que o CEI investe claramente no desenvolvimento de competências de:
 - Raciocínio, de estudo e trabalho;
 - Espírito crítico e perspicácia;
 - Criatividade;
 - Autonomia e responsabilidade;
 - Sentido moral e sensibilidade estética;
 - Liderança;

Promovendo a realização individual, bem como a aquisição de hábitos de estudo e de trabalho, assegurando assim o equilíbrio entre o saber e o saber fazer, a teoria e a prática, a cultura escolar e a cultura do quotidiano.

O 1º ciclo do CEI encontra-se organizado em quatro salas (uma para cada ano de escolaridade). Por cada turma, é responsável um professor titular que acompanha o grupo ao longo dos 4 anos, desde o 1º ano até à sua entrada para o 2ºciclo. 

Este professor é também o Coordenador de Equipa Educativa, pois coordena e certifica-se que os procedimentos de cada um dos professores da turma potenciam competências de excelência para a construção de pessoas de excelência, em cada um dos alunos. Com os professores da turma, trabalha objetivos e estratégias bem definidas e coerentes entre todos, para que juntos atinjam os objetivos definidos no Plano de Desenvolvimento do Aluno (PDA).

Todas os professores detém formação superior adequada às funções que desempenham, largos anos de experiência e com frequência participam em ações de formação que lhes permitem não só manter-se atualizados face às metodologias pedagógicas adequadas às crianças que acompanham, como também inovar na forma como preparam os seus alunos para os desafios futuros. 


Perfil do professor do 1º ciclo no CEI:

Tem presente o quanto o 1º ciclo marca o aluno como pessoa para toda a vida. A responsabilidade é grande, há que criar e desenvolver o gosto pela descoberta em cada criança, respeitando o seu ritmo, dificuldades e anseios;

Evidencia conhecimento científico e criatividade. Domina as áreas de conhecimento a serem trabalhadas, realiza ações pedagógicas com criatividade, dinamismo e eficácia e adequa estratégias e metodologias didáticas ao perfil de cada um dos alunos da sala. Está e mostra-se atualizado. É inovador e está atento à inovação que vai existindo no seu setor; 

- Tem uma enorme paixão pelo ensino a crianças e pelo seu desenvolvimento. O trabalho com crianças requer disposição, carinho, responsabilidade e uma imensa energia que apenas quem gosta realmente do que faz consegue ter; 

- É parceiro das famílias no desenvolvimento de cada criança. Em conjunto, estabelecem os objetivos a alcançar em cada fase do desenvolvimento da criança e desenvolvem estratégias para o conseguir – PDA. Relaciona-se com proximidade com a família, esclarece dúvidas e tranquiliza anseios. 

- É um exemplo e inspiração para os seus alunos, mostrando-lhes as suas qualidades de excelência e as características em que pode ser apreciado pelos seus alunos;

É Líder para as crianças da sua sala, colegas de trabalho e professores da turma. Enquanto Coordenador de Equipa Educativa (CEE), certifica-se de que os procedimentos de cada um dos professores da turma estão alinhados com os valores e objetivos do Projeto Educativo do colégio e potenciam competências de excelência na construção de pessoas de excelência, em cada um dos seus alunos;

Está disponível para a sua auto-avaliação, ouvindo as crianças da sua sala, famílias e colegas quanto aos aspetos a melhorar no seu desempenho;

Está profundamente envolvido no Projeto Educativo da escola.

  

No 1º ciclo fazem também parte da equipa educativa: 

  • Auxiliares de educação;
  • Psicóloga;
  • Psicopedagoga;
  • Professores das diferentes disciplinas;

 

Na equipa de excelência que acompanha o 1º ciclo integram-se também os professores do 2º ciclo, pois a articulação entre o  1º ciclo e o 2º ciclo estabelece-se de modo natural, fruto da proximidade do conhecimento profundo dos dois níveis educativos e das possibilidades de trabalharem em comum, tendo como mais-valia as semelhanças e diferenças dos dois níveis educativos e as faixas etárias a que se destinam.

Para além de atividades realizadas ao longo do ano letivo que envolvem as crianças e alunos de ambos os níveis, o CEI realiza anualmente: 

 - Reuniões em Julho e Setembro entre os professores de ambos os ciclos, para transmitir informações pertinentes sobre os alunos que fazem a transição e para articulação de projetos curriculares;

 - Reunião de preparação de transição do 1º para o 2º ciclo realizada em Março, com a presença do professor da turma, do Gabinete de Psicologia e dos principais professores do 2º ciclo, para preparar as famílias para este novo ciclo, esclarecendo duvidas e tranquilizando anseios.