Reflexões
Revista - Descobrir 2022/2023
A nossa revista é elaborada anualmente pelos professores, com os contributos dos alunos e famílias.
CEI REFLETINDO - artigos de reflexão
CEI RECORDANDO - atividades desenvolvidas ao longo do ano
CEI PELO MUNDO - testemunhos de ex-alunos
CEI CRIANDO - trabaalhos realizados no âmbito de Ed. Visual
![](https://www.centro-edu-integral.pt/image_temp/1280X853_280X160_crop_d86caeca0a06aad5a6eb16a0b66b89b1.jpg)
Empatia no Ensino da Matemática! SIM
“O computador nunca substituirá o professor. Por mais evoluída que seja a máquina, por mais que a robótica profetize evoluções fantásticas, há um dado que não pode ser desconsiderado: a máquina reflete e não é capaz de dar afeto, de passar emoção, de vibrar com a conquista de cada aluno. Isso é um privilégio humano.”
Ver Mais![](https://www.centro-edu-integral.pt/image_temp/877X466_280X160_crop_e97a2b27ad30b17cfa0923b5390f7f6d.jpg)
A Comunicação Escola-Família
Ensinar, neste terceiro período, foi, de facto, diferente!
Partindo desta afirmação, não estaremos a exagerar quando afirmamos que nada voltará a ser igual!
![](https://www.centro-edu-integral.pt/image_temp/6016X4016_280X160_crop_3ed95c44ac171612ceb4d94731a324ed.jpg)
Por que razão o meu filho se porta bem na escola e em casa não?
Esta é a pergunta que nós educadoras ouvimos diariamente.
Ver Mais![perfil-do-aluno-cei](https://www.centro-edu-integral.pt/image_temp/1026X612_280X160_crop_d6458ea976348a6b59c3d1169f4ddd35.png)
Os desafios emergentes na Educação do (e para) o Séc. XXI
Estamos a viver momentos cruciais para a Educação em Portugal, não só na sua orgânica, que tem sofrido inegáveis reajustes, essencialmente por decreto, mas sobretudo porque urge clarificar que competências queremos nós desenvolver nas nossas crianças e jovens, que práticas teremos que implementar a curto médio prazo, sob pena de perdermos o “comboio dos tempos”…
Ver Mais![](https://www.centro-edu-integral.pt/image_temp/1280X720_280X160_crop_2cdfa0668f6bbaedd24e99ed51bc2a6b.jpg)
Portugal tem de ter cuidado para educar as crianças para o seu próprio futuro e não para o nosso passado
Menos currículo, mais aluno.
Menos isolamento, mais partilha. O diretor do Departamento da Educação da OCDE, Andreas Schleicher, diz que é preciso reorganizar a aprendizagem, com "ousadia".