Pré-escolar

O

O pré-escolar no CEI aposta numa educação personalizada, no rigor das práticas pedagógicas aliadas à qualidade das instalações, espaços verdes e por um conjunto alargado de serviços, tendo como objetivo o desenvolvimento global e harmonioso da criança.

 

 

Informações sobre a Sala Montessori aqui.



Equipa de Excelência

 

O Centro de Educação Integral nasceu em 1988 fruto da vontade de um jovem casal de proporcionar aos seus filhos Uma Escola para a Vida. Foi com este propósito que a equipa do CEI cresceu e se desenvolveu ao longo de quase 30 anos.

Apresentamos hoje uma equipa pedagógica estável, experiente, atenda e de espírito inovador, liderada por uma direção pedagógica forte, presente e consistente.

Temos um ambiente familiar onde alunos e educadores se conhecem pelo próprio nome.

Deste processo fazem parte todos os intervenientes da comunidade educativa: pais, família, educadores, professores e comunidade envolvente.

 

O pré-escolar do CEI é constituído por três grupos de crianças de diferentes faixas-etárias.

Por cada grupo, é responsável uma educadora de infância. Esta acompanha o grupo desde dos 3 anos até à sua entrada para o 1ºciclo. Todas as educadoras de infância detém formação superior adequada às funções que desempenham, e com frequência participam em ações de formação que lhes permitem não só manter-se atualizadas face às metodologias pedagógicas adequadas às crianças que acompanham, como também inovar na forma como preparam os mais novos para os seus desafios futuros.

 

No pré-escolar fazem também parte da equipa educativa:

- Auxiliares de educação;
- Psicóloga;
- Psicopedagoga;
- Professores das diferentes disciplinas;

Disciplinas de oferta complementar de desenvolvimento do aluno

No âmbito da missão do Centro de Educação Integral de formar integralmente os alunos de modo a prepará-los para participarem de forma ativa e plena na sociedade, o Projeto Educativo do CEI prevê um conjunto de disciplinas de oferta complementar para as crianças do pré-escolar cujo objetivo é ajudá-las a desenvolver e descobrir todo o seu potencial.


Uma vez que fazem parte do Projeto Educativo do CEI, estas disciplinas estão incluídas no valor da frequência e são de carácter obrigatório, salvo dispensa pela Direção Pedagógica, mediante apresentação de pedido e justificação pela família.

 

Estas disciplinas são lecionadas por professores com formação específica, sempre em articulação com a educadora - coordenadora de equipa educativa e com o intuito de contribuir para o desenvolvimento e construção de pessoas de excelência, em cada uma das crianças.

- NATAÇÃO
- GINÁSTICA
- JUDO
- BALLET
- MÚSICA
- DANÇA ARTÍSTICA (a partir dos 4 anos)
- INGLÊS (a partir dos 4 anos)
- INFORMÁTICA (a partir dos 4 anos)
- XADREZ (a partir dos 4 anos)

 

  • xadrez; jardim-de-infancia;

Espaços amplos, saudáveis e desafiantes

 

A organização do espaço favorece um desenvolvimento harmonioso integral da criança, ajuda a fomentar regras, transmitir segurança e garantir a autonomia. Assim, no Centro de Educação Integral em cada sala há um pequeno mundo que é partilhado diariamente pela equipa pedagógica e pelas crianças.

 

O pré-escolar do CEI é constituído por três grupos de crianças de diferentes faixas-etárias: Pré dos 3 anos, Pré dos 4 anos e Pré dos 5 anos. Cada grupo dispõe da sua sala individual equipada e caracterizada de acordo com a faixa etária das crianças da sala.

Os espaços do pré-escolar foram totalmente renovados. Todos os pormenores foram pensados para promover a felicidade e aprendizagens significativas das nossas crianças.

Zabalza (1987) refere-se ao espaço como uma estrutura de oportunidades e contexto de aprendizagem e de significados. Neste sentido, criamos espaços mais amplos, mais luminosos, abertos à restante comunidade escolar, seguros, atraentes e serenos, que para além de estimulantes são facilitadores de uma aprendizagem ativa.

“A forma como organizamos o espaço interfere de forma significativa nas aprendizagens infantis. Isto é, quanto mais esse espaço é desafiador e promotor de atividades conjuntas, quanto mais permitir que as crianças se descentrem da figura do adulto mais fortemente se constituirá como parte integrante da ação pedagógica”. (HORn, 2004)

Esta renovação visa acompanhar as mudanças sociais e tecnológicas que têm surgido nos últimos anos, pois é urgente uma mudança no processo de ensino e de aprendizagem. Acreditamos que a escola tem de ser cada vez mais apaixonante, deixando para trás a ideia de que não passa de um local para onde todos têm de ir porque os pais trabalham ou porque a lei a tal obriga. A escola tem de provocar emoções, paixões e potenciar os talentos de cada criança em particular!

 

Mas nem só o espaço-sala é o local de aprendizagem das crianças do pré-escolar do CEI.

A descoberta acontece também no recreio, com espaços verdes amplos e seguros, no parque infantil onde podem dar largas à sua imaginação, na piscina que eles tanto adoram, no pavilhão onde podem correr, fazer ginástica e jogar à bola, no refeitório onde aprendem como se portar à mesa, na sala de informática, na sala de xadrez, na sala de música, na biblioteca… enfim. Há todo um mundo preparado para os desafiar a crescerem perspicazes, saudáveis e felizes.

  • sala-pre; escola-privada; jardim-de-infancia; pre
  • espacos-verdes; escola-privada; jardim-de-infancia
  • relvado; escola-privada; recreios
  • espacos-verdes; escola-privada; jardim-de-infancia
  • sala-pre; escola-privada; jardim-de-infancia; pre
  • Parque-infantil; jardim-infancia; escola-privada; recreios
  • recreio; espaco-coberto; escola-privada; pre

TESTEMUNHOS

  • Pais de dois alunos do CEI

    "O Projeto Educativo do CEI é muito completo e saudável. Vemos a alegraia com que os nossos filhos vão para a escola e isso é um descanso para nós. Quando subtraímos o valor que não gastamos em explicações, ATL, transportes e preocupações, a mensalidade do CEI compensa e com resultados muito positivos. Por isso, escolhemos o CEI como parceiro para a educação dos nossos filhos."

  • Aulas abertas - aprendemos todos
    por Mãe de criança da sala da pré - 4 anos

    "Uma escola para a vida.

    As educadoras, os pais e as crianças.

    As aulas abertas são uma mais valia. Os pais percebem como a brincar é possível ensinar, motivar e aprender. Foram agraváveis surpresas.

    E como obedecem!

    Permitem estender e multiplicar o trabalho da equipa pedagógica, aos pais, irmãos e avós.

    Enfim ganhos conjuntos. A manter!"

O Líder em Mim

Ler mais

Perfil do Aluno do CEI

Muitas das competências mais valorizadas nos dias de hoje - a curiosidade, iniciativa, persistência, resistência à frustração, adaptabilidade, liderança, proatividade - em nada se relacionam com conhecimentos.

Ler mais
plano-desenvolvimeto-aluno; escola-privada; pedagogia-individualizada; colegio

Plano de Desenvolvimento do Aluno - PDA

É uma ferramenta que permite traçar um plano concertado e ajustado a cada aluno, com vista à implementação de estratégias que concretizem o seu sucesso a nível académico, pessoal e afetivo

Ler mais

Mexe-te pela tua Saúde

Dedicamos um dia escolar à prática de exercício físico e à reflexão sobre a sua importância para uma vida saudável, envolvendo alunos de todas as idades num ambiente de convívio, energia e boa disposição.

Ler mais
inteligencias-multiplas; jardim-infancia

Inteligências Múltiplas

Cada criança é 100% inteligente

Ler mais
Definições de Cookies

O Centro de Educação Integral pode utilizar cookies para memorizar os seus dados de início de sessão, recolher estatísticas para otimizar a funcionalidade do site e para realizar ações de marketing com base nos seus interesses.

Estes cookies são necessários para permitir a funcionalidade principal do site e são ativados automaticamente quando utiliza este site.
Estes cookies são necessários para permitir a funcionalidade principal do site e são ativados automaticamente quando utiliza este site.
Estes cookies são necessários para permitir a funcionalidade principal do site e são ativados automaticamente quando utiliza este site.

Cookies Necessários Permitem personalizar as ofertas comerciais que lhe são apresentadas, direcionando-as para os seus interesses. Podem ser cookies próprios ou de terceiros. Alertamos que, mesmo não aceitando estes cookies, irá receber ofertas comerciais, mas sem corresponderem às suas preferências.

Cookies Funcionais Oferecem uma experiência mais personalizada e completa, permitem guardar preferências, mostrar-lhe conteúdos relevantes para o seu gosto e enviar-lhe os alertas que tenha solicitado.

Cookies Publicitários Permitem-lhe estar em contacto com a sua rede social, partilhar conteúdos, enviar e divulgar comentários.