E-Schooling

Espaços amplos, saudáveis e desafiantes

Os espaços são uma importante componente da ação pedagógica

O CEI está implementado numa área de 32.000 m2. Para além do bloco de aulas, o CEI é constituído pelo edíficio da secretaria e biblioteca, do pavilhão desportivo, do auditório e refeitório e pela piscina. Dispõe também de relvado natural, campo de jogos de relva sintética, parque infantil e outros espaços de recreio ajardinados. Todos estes espaços e equipamentos estão localizados dentro dos muros do colégio, pelo que as crianças crescem seguras e em constante contacto com a natureza.  

A organização do espaço favorece um desenvolvimento harmonioso integral da criança, ajuda a fomentar regras, transmitir segurança e garantir a autonomia.

O 1º ciclo do CEI encontra-se organizado em quatro salas (uma para cada ano de escolaridade). Cada turma dispõe da sua sala individual equipada e caracterizada de acordo com a faixa etária e nível de desenvolvimento das crianças da sala. 

Todas as salas dispõe de quadro interativo, quadro a giz tradicional, secretárias para cada aluno, armários de arrumação e materiais didáticos apropriados a cada idade. São espaços amplos, luminosos, confortáveis, seguros, atraentes e serenos, que para além de estimulantes são facilitadores de uma aprendizagem ativa.

Para as diferentes disciplinas complementares, são utilizadas salas equipadas conforme as necessidades da disciplina: sala de informática, sala de xadrez, sala de música, sala de judo, sala de dança, pavilhão desportivo e piscina. 

Os alunos poderão também desenvolver atividades com os seus profesores na sala de projetos, sala da criatividade, na biblioteca, na horta pedagógica ou na estufa. 

Mas nem só o espaço-sala é o local de aprendizagem dos alunos do 1º ciclo do CEI. A descoberta e o crescimento acontece também no recreio, com espaços verdes amplos e seguros, no pavilhão onde podem correr, fazer ginástica e jogar à bola, no refeitório, no bar … enfim.

Há todo um mundo preparado para os desafiar a crescerem perspicazes, saudáveis e felizes.

 

Sala da Criatividade

 Os espaços de recreio e convívio assumem um papel essencial na vida e no desenvolvimento pessoal e social das crianças e jovens de um estabelecimento escolar. É nestes espaços que acontem muitas experiências significativas e que proporcionam de maneira significativa o desenvolvimento da imaginação, da socialização em grupo, da perceção do mundo, bem como contribuem na construção da identidade e na autonomia das crianças e jovens.

Percebemos que o brincar, o imaginar e o criar estão sempre presentes no dia-a-dia. Imaginar e brincar são fudamentais para o desenvlvimento da sua identidade, pois o jogo lúdico proporciona "liberdade de criação" e seu "pleno desenvolvimento", sendo que, procurando compreender o comportamento humano, ele entra no "mundo do faz-de-conta" e reproduz situações já vivenciadas.

Preparamos a "Sala da Criatividade" para proprocionar a vivência do lúdico e a expressão do imginário infantil. É um espaço onde a criança entra em contato com o seu próprio processo criador. Este espaço proporciona a expressão de diferentes linguagens, verbal e não-verbal, aprimorando assim o seu ser sensível.

Dotamos este espaço com várias áreas de interesse:

  • espaço de leitura, com a criação de um canto de leitura debaixo de uma "árvore" pintada na parede, em que as estantes com livros estão "embutidas" no seu tronco;
  • espaço de jogos, onde estão disponíveis vários jogos de tabuleiro (damas, xadrez, jogos diversos, ...);
  • espaço de convívio, com puffs em cima de uma espaço de relva sintética;
  • espaço "arte com criatividadee", que consiste num painel em branco onde as crianças são convidadas a deixar as suas marcas criativas através do desenho;
  • espaço de criação livre, que consiste em mesas para criação de trabalhos livres.