E-Schooling

O Líder em Mim - OLEM

“Semeie um pensamento, colha uma ação; semeie uma ação, colha um hábito; semeie um hábito, colha um caráter; semeie um caráter, colha um destino.” - Stephen R. Covey

 

O Líder em Mim® (OLEM) é um processo contínuo que se baseia no livro “7 hábitos das pessoas altamente eficazes” de Stephen R. Covey, considerado por muitos como o principal programa de desenvolvimento de liderança pessoal em todo o mundo. 

O OLEM fornece à escola uma visão e linguagem comuns para que desenvolva três dimensões: Liderança, Cultura e Resultados Académicos. Mais do que um programa ou metodologia, é um processo que aposta realmente no potencial de desenvolvimento único e irrepetível que existe em cada criança, dando-lhe a oportunidade de liderar dentro e fora de sala de aula, de forma clara e estruturada a partir da Árvore dos 7 hábitos, a qual deverá ser conquistada passo a passo, de forma intencional e objetiva. 

Se tivermos dúvidas que as crianças compreendem a linguagem dos 7 hábitos e como se podem tornar líderes, é simples resumir: "Liderança é fazer o correto, mesmo quando ninguém está a ver!"

Como líder, cada aluno torna-se um estudante ativo, um parceiro envolvido na sua própria aprendizagem e a sua autonomia, confiança, responsabilidade e iniciativa crescem. Com O Líder em Mim®, crianças e jovens rapidamente compreendem os benefícios de serem diferentes, aprendem a ouvir ideias novas, trabalham em equipa para atingir resultados e motivam-se entre eles para serem melhores.

O Líder em Mim® (The Leader in Me ®), está hoje presente em mais de 3.000 escolas, distribuídas por mais de 50 países e pelos 5 continentes, e com resultados impressionantes.

“O Líder em Mim impactou toda a escola: educadores, alunos e pais. A mudança acontece de dentro para fora. É lindo ver nossas crianças a descobrir suas lideranças e aplicando os 7 hábitos” - Priscila Garcia, diretora pedagógica do Colégio Anglo Morumbi, Brasil

Em Portugal, somos a primeira escola a implementar O Líder em Mim®. Todos os professores e educadoras tiveram formação com representantes da FranklinCovey e prepararam-se para integrar nas suas aulas os 7 hábitos e as ferramentas de liderança.



O Líder em Mim no 1º Ciclo

O Centro de Educação Integral aposta num projeto educativo global assente numa preparação académica de excelência, sem descurar a preparação necessária para uma vida de sucesso.

É neste pressuposto que assenta o desenvolvimento do projeto O Lider em Mim no 1.ºCiclo. Estamos conscientes de que este nível de ensino é um pilar na educação, é o alicerce da definição de pessoas altamente capazes, competentes, eficientes e bem-sucedidas. É uma preocupação constante que os conhecimentos sejam adquiridos, que os nossos alunos se desenvolvam intelectualmente, porém… isso não basta!

Os desafios de uma sociedade moderna exigem muito mais do que pessoas altamente desenvolvidas intelectualmente, exigem proatividade, criatividade, trabalho colaborativo, responsabilidade, foco, organização pessoal, compreensão, capacidade de criação de sinergias,… no geral, exigem pessoas altamente eficazes, felizes e com um bem-estar físico e psicológico garantido.

O 1.ºCiclo no Centro de Educação Integral tem presente, na sua praxis, todos estas premissas, pelo que o programa “O Lider em Mim” vem permitir que se trabalhem princípios como “sê proativo”, “começa com o fim em mente”, “faz primeiro o mais importante”, “pensa ganha-ganha”, entre outros, que possibilitam que os nossos alunos se tornem mais autoconfiantes, autónomos, comprometidos, com perfis de liderança capazes de reforçar e/ou modificar atitudes e valores não só em contexto escolar, como também em família e na sociedade.

Aos nossos alunos são atribuídas “lideranças”, que nesta idade passam por serem “líderes do material”, “líderes do silêncio”, “líderes da fila”, “líderes da arrumação”, “líderes do comportamento”,… ou seja, responsabilidades que cada um assume como essenciais para o bom funcionamento da turma. Todos se sentem úteis e capazes, aumentando assim a responsabilidade pelo seu bem-estar e dos outros.

Ao longo do ano são abordados os 7 hábitos deste programa com atividades específicas, que elucidam as crianças sobre o conteúdo de cada um deles. Para cada um dos hábitos são traçados objetivos que, quando alcançados, possibilitam a entrega de um crachá alusivo ao hábito trabalhado.

Os nossos alunos estão a aprender a utilizarem ferramentas de liderança, de uma forma implícita, através da exploração e sistematização de conteúdos e experiências, que os ajudarão a ser mais eficazes em todos os domínios da vida. Por exemplo, estão a aprender a utilizar um quadro de priorização ou um fluxograma para organização de projetos ou ações; um diagrama de círculo de controle para adequar o seu comportamento, ou mesmo uma tempestade de ideias para encontrar soluções criativas para um problema.

É cada vez mais frequente ouvirmos nos nossos alunos expressões como “estou a ser proativo!”, ou “tenho de escolher o que é mais correto”, “o meu objetivo é…”, “a minha prioridade é…”, “vamos fazer isto juntos, pois é melhor!” ou mesmo “todos podemos ganhar”…

O Lider em Mim está a crescer a cada dia que passa, a cada experiência vivida, em cada ação dos nossos alunos, professores e comunidade educativa.