E-Schooling

Equipa de Excelência

“É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança” - provérbio africano

 

O Centro de Educação Integral nasceu em 1988 fruto da vontade de um jovem casal de proporcionar aos seus filhos Uma Escola para a Vida. Foi com este propósito que a equipa do CEI cresceu e se desenvolveu ao longo de quase 30 anos.

Apresentamos hoje uma equipa pedagógica estável, experiente, atenda e de espírito inovador, liderada por uma direção pedagógica forte, presente e consistente. 

Temos um ambiente familiar onde alunos e educadores se conhecem pelo próprio nome. 


A Equipa Educativa das turmas do 2º e 3º Ciclos é constituída por todos os professores da turma e liderada por um Coordenador da Equipa Educativa (CEE) que se mantém ao longo do percurso de cada turma.

O CEE:

- É a figura principal na relação Escola-Família, promovendo um diálogo permanente com pais e encarregados de educação, tendo em vista o esclarecimento e colaboração recíproca no processo de aprendizagem e crescimento do aluno;

- Assegura que o Plano de Desenvolvimento do Aluno (PDA) reflete as expetativas, capacidades e objetivos do aluno e família, estabelecendo as estratégias para o alcançar;

- Coordena e certifica-se que os procedimentos de cada um dos professores da turma potenciam competências de excelência em cada um dos alunos;

- Juntamente com os restantes professores da turma, trabalha objetivos e implementa estratégias bem definidas e coerentes, para apoiar o aluno a atinjir os objetivos definidos no seu PDA.

Proporcionamos um acompanhamento personalizado a cada aluno, no rigor e excelência da equipa pedagógica e suas práticas pedagógicas, procurando-se desta forma aliar o ensino organizado em regime de pluridocência com professores especializados nas diferentes áreas disciplinares com uma crescente autonomia e responsabilidade dos alunos, tendo em vista o desenvolvimento harmonioso de cada um

 

Perfil do professor no CEI:

Tem presente o quanto 2º e 3º ciclos marcam o aluno como pessoa para toda a vida. A responsabilidade é grande, há que desenvolver o gosto pela descoberta em cada aluno, criar e consolidar conhecimentos, abrir horizontes e orientar sonhos - respeitando o ritmo, dificuldades e anseios de cada um;

Tem presente o quanto a pessoa de cada aluno está em permanente mudança e crescimento, sendo muito importante a relação de proximidade, respeito e confiança entre professor e aluno. 

Detém e evidencia conhecimentos científicos. Domina as áreas de conhecimento; está e mostra-se atualizado; é inovador e está atento à inovação que vai existindo no seu setor; 

- Tem uma enorme paixão pelo ensino a crianças e jovens. O trabalho com adolescentes requer disposição, carinho, responsabilidade e uma imensa energia que apenas quem gosta realmente do que faz consegue ter; 

É um excelente comunicador, utiliza uma linguagem dinâmica, positiva e de confiança, acreditando verdadeiramente que pode fazer a diferença na vida de cada aluno;

Pauta a sua atitude pela exigência e rigor, para que cada aluno dê o melhor de si todos os dias;

- É parceiro das famílias no desenvolvimento de cada aluno. Em conjunto, estabelecem os objetivos a alcançar em cada fase do desenvolvimento do aluno e desenvolvem estratégias para o conseguir – PDA. 

É um exemplo e inspiração para os seus alunos, mostrando-lhes as suas qualidades de excelência e as características em que pode ser apreciado pelos seus alunos;

É Líder para as alunos, colegas de trabalho e professores da turma. Enquanto Coordenador de Equipa Educativa (CEE), certifica-se de que os procedimentos de cada um dos professores da turma estão alinhados com os valores e objetivos do Projeto Educativo do colégio e potenciam competências de excelência na construção de pessoas de excelência, em cada um dos seus alunos;

Está disponível para a sua auto-avaliação, ouvindo as crianças da sua sala, famílias e colegas quanto aos aspetos a melhorar no seu desempenho;

Está profundamente envolvido no Projeto Educativo da escola.

Todas os professores detém formação superior adequada à disiciplina que lecionam, anos de experiência na função e com frequência participam em ações de formação que lhes permitem não só manter-se atualizados face às metodologias pedagógicas adequadas às crianças que acompanham, como também inovar na forma como preparam os seus alunos para os desafios futuros. 

Fazem também parte da equipa educativa: 

  • Auxiliares de educação;
  • Psicóloga;
  • Psicopedagoga; 


A grande maioria dos professores que acompanha os alunos no 2º e 3º ciclos, permanecem seus professores no ensino secundário. Desta forma, procuramos mitigar a ansiedade e instabilidade que a mudança de ciclo pode provocar.

Para além de atividades realizadas ao longo do ano letivo que envolvem alunos de vários ciclos, o CEI realiza em Março uma reunião de preparação de transição entre ciclos, com a presença do Coordenador de Equipa Educativa (CEE) e do Gabinete de Psicologia, para preparar alunos e famílias para o novo ciclo, esclarecendo duvidas e tranquilizando anseios.