E-Schooling

Objetivos Creche

Objetivos Creche

Tal como referencia Eduardo Sá, é proibido que os pais imaginem que a creche serve para aprender a ler e contar. Ela é útil para aprender a descobrir os sentimentos, aprender a imaginar e a fantasiar. Para aprender com o corpo, com a música e com a pintura. E para brincar! Uma criança que não brinque deve preocupar mais os pais do que se ela fizer uma ou outra birra.

A Creche não é um trabalho para os mais pequenos. É uma bela oportunidade para os pais não se esquecerem que se pode amar o conhecimento, namorar com a vida, nunca ser feliz sozinho e brincar ao mesmo tempo, sem no entanto negligenciar o conhecimento. Como creche acreditamos na dimensão lúdica da aprendizagem. Por isso os nossos objetivos passam por:

 - Promover o desenvolvimento integral da criança, acionando capacidades afetivas e cognitivas
 - Desenvolver a capacidade de aprender exercitando a memória, a atenção e o pensamento
 - Promover a representação individual e coletiva, da realidade através de produtos artísticos;
 - Promover a reflexão sobre os valores expressos nas histórias;
 - Proporcionar situações pedagógicas que despertem na criança o interesse pelo desconhecido, desenvolvendo assim o espírito crítico e criativo, e simultaneamente as capacidades de cooperação, autonomia e responsabilidade. Pretendendo-se que a criança seja capaz de:
 - Reconhecer as regras de convivência da comunidade a que pertence;
 - Reconhecer em si e nos outros, atitudes corretas/incorretas, segundo critérios de justiça, responsabilidade e solidariedade;
 - Cooperar com outros em tarefas e projetos comuns, sendo crianças ativas, criticas e responsáveis pelas atitudes tomadas;
 - Expressar oralmente o que vê, ouve ou sente, quer individualmente, quer em grupo
 - Registar graficamente as experiência que realizou;
 - Familiarizar-se com o código escrito e com as fontes de informação disponíveis;
 - Desenvolver a sua capacidade de observação e concentração
 - Progredir na aquisição de hábitos e atitudes relacionadas com o bem-estar, a segurança e a saúde.

A nossa creche prima também por a sua transversalidade e pluralismo devido a sua ligação com o CEI, a nossas crianças tem desde cedo ligação com todo um leque de pessoas de faixas etárias diversificadas (desde os bebés até aos idosos que frequentam o protocolo da Troca de Saberes, passando por crianças do ensino básico até aos jovens dos cursos complementares), saberes e culturas e tradições diversas, que vêm enriquecer as suas experiências de vida, entre muitas outras atividades que visam a tornar as nossas crianças nos cidadãos mais ativos e responsáveis do amanhã.