E-Schooling

Equipa de Excelência

“É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança” - provérbio africano

O Centro de Educação Integral nasceu em 1988 fruto da vontade de um jovem casal de proporcionar aos seus filhos Uma Escola para a Vida. Foi com este propósito que a equipa do CEI cresceu e se desenvolveu ao longo de quase 30 anos.

Apresentamos hoje uma equipa pedagógica estável, experiente, atenda e de espírito inovador, liderada por uma direção pedagógica forte, presente e consistente.

Temos um ambiente familiar onde alunos e educadores se conhecem pelo próprio nome.

Centramos a nossa prática educativa num trabalho individualizado, considerando cada criança como sujeito ativo do seu processo educativo e formativo. Procuramos estimular o interesse pela descoberta, pela imaginação, pela criatividade e pelo saber, articulando as diferentes áreas do desenvolvimento (Formação Pessoal e Social, Expressão e Comunicação e Conhecimento do Mundo).

Deste processo fazem parte todos os intervenientes da comunidade educativa: pais, família, educadores, professores e comunidade envolvente.

O pré-escolar do CEI é constituído por três grupos de crianças de diferentes faixas-etárias. Por cada grupo, é responsável uma educadora de infância. Esta acompanha o grupo desde dos 3 anos até à sua entrada para o 1ºciclo. Todas as educadoras de infância detém formação superior adequada às funções que desempenham, e com frequência participam em ações de formação que lhes permitem não só manter-se atualizadas face às metodologias pedagógicas adequadas às crianças que acompanham, como também inovar na forma como preparam os mais novos para os seus desafios futuros.


Perfil de uma educadora de excelência no CEI:

- Tem presente o quanto o pré-escolar é importante no desenvolvimento do futuro aluno. A responsabilidade é grande, há que criar e desenvolver o gosto pela descoberta em cada criança, respeitando o seu ritmo, dificuldades e anseios;

- Evidencia conhecimento e criatividade. Domina as áreas de conhecimento a serem trabalhadas, realiza ações pedagógicas com criatividade, dinamismo e eficácia e adequa estratégias e metodologias didáticas ao perfil de cada uma das crianças da sala. Está e mostra-se atualizada. É inovadora e está atenta à inovação que vai existindo no seu setor;

- Enorme paixão pelas crianças e pelo seu desenvolvimento. O trabalho com crianças requer disposição, carinho, responsabilidade e uma imensa energia que apenas quem gosta realmente do que faz consegue ter;

- Trabalha em equipa com a família de cada criança. Em conjunto, estabelecem os objetivos a alcançar em cada fase do desenvolvimento da criança e desenvolvem estratégias para o conseguir – PDA. Relaciona-se com proximidade com a família, esclarece dúvidas e tranquiliza anseios.

- É Líder para as crianças da sua sala, colegas de trabalho e professores da turma. Enquanto Coordenador de Equipa Educativa (CEE), certifica-se de que os procedimentos de cada um dos professores da turma estão alinhados com os valores e objetivos do Projeto Educativo do colégio e potenciam competências de excelência na construção de pessoas de excelência, em cada uma das crianças;

- Está disponível para a sua auto-avaliação, ouvindo as crianças da sua sala, famílias e colegas quanto aos aspetos a melhorar no seu desempenho;

- Está profundamente envolvida no Projeto Educativo da escola.

  

No pré-escolar fazem também parte da equipa educativa:

  • Auxiliares de educação;
  • Psicóloga;
  • Psicopedagoga;
  • Professores das diferentes disciplinas;

 

Na equipa de excelência que acompanha o pré-escolar integram-se também os professores do 1º ciclo, pois a articulação entre o pré-escolar e o 1º ciclo estabelece-se de modo natural, fruto da proximidade do conhecimento profundo dos dois níveis educativos, quer pelas educadoras, quer pelos professores, e das possibilidades de trabalharem em comum, tendo como mais-valia as semelhanças e diferenças dos dois níveis educativos e as faixas etárias a que se destinam.

Para além de atividades realizadas ao longo do ano letivo que envolvem as crianças e alunos de ambos os níveis, o CEI realiza anualmente:

 - Reuniões em Julho e Setembro entre as educadoras e professores do 1º Ciclo, para transmitir informações pertinentes sobre os alunos que fazem a transição e para articulação de projetos curriculares;

 - Reunião de preparação de transição do pré-escolar para o 1º ciclo realizada em Março, com a presença da educadora que acompanha o grupo, do Gabinete de Psicologia e do professor do 1º ciclo que irá acompanhar a turma, para preparar as famílias para este novo ciclo, esclarecendo duvidas e tranquilizando anseios.