Intercâmbio Erasmus - Fürstenfeld, Austria

Voltar

U Uma experiência única e inesquecível num percurso cheio de emoções fortes e novos desafios!

Entre 9 e 15 de junho os alunos do 8.º e 9.º anos participaram no intercâmbio de alunos em Fürstenfeld, Áustria no âmbito do programa Erasmus “Responsibility for one´s own life, responsibility for one´s environment and Europe” que está a ser desenvolvido em parceria com uma escola austríaca (BG BRG Fürstenfeld) e uma escola alemã (Metropolitan International School de Viernheim).

Mais do que uma oportunidade de enriquecimento, este foi sem dúvida um momento de aprendizagens inesquecíveis, onde todos os alunos, por entre medos, receios e grande entusiasmo, experimentaram dialogar e cooperar com os seus parceiros europeus com um objetivo comum: experienciar uma visão e cidadania cada vez mais europeias!!

Os dias que antecederam o intercâmbio foram marcados por um crescente entusiasmo e vontade de conhecer “face-to-face” os colegas austríacos e alemães com quem temos trabalhado desde maio de 2021 neste projeto Erasmus+. No dia da partida, e apesar de algum receio, foi com um sorriso que todos embarcamos nesta aventura que nos levaria a Fürstenfeld, cidade que nos acolheria na Áustria.

À chegada a Graz e, apesar de alguma timidez, conhecemos os colegas e professora alemães com quem teríamos o privilégio de conviver ao longo da semana. Nervos e cansaço à parte, houve imensos sorrisos e brilho nos olhos. Já em Fürstenfeld, após nos instalarmos no hotel, houve brincadeiras imensas e um jantar de receção que nos deixou a todos visivelmente satisfeitos: as piadas em inglês, a comida com enormes porções, a limonada gaseificada e o convívio alegre entre todos!

Dia seguinte, novos horários com o início das atividades às 7:40 da manhã na escola anfitriã! Fomos brindados com inúmeras dinâmicas, apresentações ainda tímidas e os primeiros workshops da manhã – upcycling e costura; separação e tratamento de lixo; gestão e aproveitamento de energia geotérmica; e jardinagem. Estes foram sem dúvida momentos de grande aprendizagem, mas também de interação com os colegas de outras nacionalidades, onde juntos descobrimos por exemplo como transformar uns jeans velhos num novo estojo “super-trendy”, como usar camisas de flanela para criar sacos ou almofadas.

Descobrimos também como é feita a separação, a recolha e o tratamento do lixo passível de ser reciclado na Áustria, sendo que neste país, os cidadãos separam o lixo por tipo de material e por cores antes de o depositarem nos contentores destinados para o efeito.
Visitamos uma estação geotérmica, onde descobrimos como é feito o aproveitamento deste tipo de energia para o aquecimento de águas e habitações da região, uma vez que esta é uma zona vulcânica da Áustria.

Na jardinagem, entre pás e ancinhos, construímos e alargamos um biótopo seco para estudo da diversidade de lagartos, descobrimos as diferentes partes do jardim da escola – hotel de insetos, diferentes canteiros de flores, árvores cerejeiras e gingko biloba, e percebemos também que os nossos colegas austríacos são responsáveis por diferentes canteiros de ervas aromáticas.

Durante a tarde tivemos o privilégio de fazer uma visita guiada à cidade de Fürstenfeld e compreender a sua importância estratégica para a fronteira austríaca ao longo dos tempos, no âmbito dos impérios romano, otomano, austro-húngaro, bem como no tempo da 2.ª guerra mundial através da visita a bunkers e exploração destes espaços enquanto refúgios aos bombardeamentos norte-americanos e aos ataques e ocupação do exército vermelho. Para além disso, visitamos os inúmeros parques da cidade, as igrejas católica e protestante da cidade, a praça principal, a câmara municipal e percebemos a forma como a comunidade trabalhar em conjunto para o bem-estar de todos.

No dia seguinte viajamos até Graz e descobrimos vestígios da cultura portuguesa na cidade (igrejas, castelo e fortaleza), uma vez que a infanta D. Leonor casou com o Imperador Frederico III de Habsburgo, tendo ambos vivido nesta cidade de onde governaria o império. Para além deste aspeto histórico, Graz destaca-se pela sua dinâmica cultural, tendo sido capital europeia da Cultura em 2003 e classificada de património cultural da UNESCO em 1999 pela miscelânea de edifícios de diferentes épocas na sua baixa história.

Visitamos a câmara municipal e a praça da cidade, descobrimos a antiga fortaleza destruída pelas forças de Napoleão - Schlossberg e a magnífica Torre do Relógio, símbolo da coragem e bravura das gentes da cidade. Pudemos também admirar as famosas Escadas da Reconciliação, construídas num estilo gótico, bem como a catedral e o mausoléu do imperador Frederico III.

Todavia, Graz destaca-se também pela sua modernidade e vanguardismo, sendo que todos admirados a famosa ilha artificial sobre o rio Mur que atravessa a cidade, bem como o Museu de Arte Contemporânea da cidade pela sua arquitetura sustentável e majestosa.

Mais tarde, exploramos a cidade livremente e, utilizando os nossos conhecimentos de inglês, visitamos o shopping de luxo de Kastner & Öhler, subimos ao café panorâmico no último andar que nos ofereceu uma vista incrível sobre a cidade. Descobrimos ainda o maior slide subterrâneo da Europa no interior da montanha encabeçada pela torre de relógio de Graz. Tivemos de experimentar!! Adrenalina pura em quase um minuto de escorrega!

Ainda antes do regresso, compramos algumas lembranças, experimentamos alguns gelados típicos e admiramos a alegria da cidade na maratona e corridas de obstáculos a decorrer nos seus diferentes espaços. Sem dúvida uma visita inesquecível.

No domingo “tiramos o dia” para estar com as famílias austríacas que nos acolheram e foi absolutamente fantástico! Se uns visitaram Viena, outros foram a diferentes parques de diversões, estiveram com as “suas” famílias no lago, na piscina ou em barbecues partilhados com vizinhos e amigos. Experimentamos comida típica, fomos a concertos, participamos em festas religiosas, cantamos, cozinhamos e visitamos avós nas montanhas, conseguindo desta forma vivenciar a cultura e o modo de vida austríacos de forma natural e divertida.

De regresso à escola no dia seguinte, participamos nos diferentes workshops e visitamos a fábrica de chocolate Zotter, a qual nos fez lembrar o filme “Willy Wonka e a Fábrica de Chocolate”. O que mais gostamos? Ter a oportunidade de experimentar um sem número de chocolates de diferentes sabores, aromas, descobrir todo o processo que vai da plantação ao produto final, enquanto nos divertíamos pelos corredores da fábrica e provamos gulosamente todos os ingredientes especiais! Houve enjoos e até algumas dores de barriga, mas nada que não fosse resolvido por um pequeno passeio ao ar livre pela quinta da fábrica de chocolate. Extravagante? Um pouco, mas seguramente inesquecível!

No dia seguinte, juntamo-nos em grupos mistos para prepararmos uma apresentação sobre todas as aprendizagens realizadas ao longo da semana. Assim, por entre fotos, risadas, estórias em inglês e muitas palavras em alemão, demos por nós a fazer uma síntese curiosa e engraçada das diferenças culturais, dos mitos e preconceitos desfeitos e de todas as descobertas realizadas em prol de uma maior sustentabilidade no nosso dia-a-dia! Fica aqui uma síntese do que foi apresentado!

À tarde, e antecipando as saudades que teríamos da Áustria, fomos à piscina de Fürstenfeld, que nada mais é do que o maior complexo europeu de piscinas ao ar-livre, onde pequenos e graúdos disfrutaram de diferentes piscinas, escorregas, pranchas e ilhas insufláveis que a todos agradou!! E assim, por entre risadas e muito convívio nos despedimos das famílias e colegas austríacos e alemães que nos acompanharam nesta aventura na Áustria.

Aprendemos imenso, conhecemos novas pessoas, fizemos amigos e descobrimos que somos mais capazes e autónomos do que julgávamos! Foi sem dúvida uma experiência inesquecível que queremos repetir!

Atrevem-se a vir connosco??

• Erasmus
  • Graz
Definições de Cookies

O Centro de Educação Integral pode utilizar cookies para memorizar os seus dados de início de sessão, recolher estatísticas para otimizar a funcionalidade do site e para realizar ações de marketing com base nos seus interesses.

Estes cookies são necessários para permitir a funcionalidade principal do site e são ativados automaticamente quando utiliza este site.

Cookies Necessários Permitem personalizar as ofertas comerciais que lhe são apresentadas, direcionando-as para os seus interesses. Podem ser cookies próprios ou de terceiros. Alertamos que, mesmo não aceitando estes cookies, irá receber ofertas comerciais, mas sem corresponderem às suas preferências.

Cookies Funcionais Oferecem uma experiência mais personalizada e completa, permitem guardar preferências, mostrar-lhe conteúdos relevantes para o seu gosto e enviar-lhe os alertas que tenha solicitado.

Cookies Publicitários Permitem-lhe estar em contacto com a sua rede social, partilhar conteúdos, enviar e divulgar comentários.