E-Schooling
Formação CEI

Em que é que o ensino privado é diferente do ensino público?

11 Fevereiro 2015

Convidados a refletir acerca do papel da instituição Escola e partindo da frase Em que é que o ensino privado é diferente do ensino público?, os alunos das turmas do Ensino Profissional, nas disciplinas de Área de Integração e de Português, redigiram alguns textos expressando as sua posições. Para refletir, partilhamos convosco um desses textos.

 

 

 

Ensino Público/Ensino Privado

 

Quantas vezes vamos na estrada e temos de escolher qual o caminho a seguir?

Pois é, era bem mais fácil se tivéssemos um GPS que nos indicasse qual o caminho a seguir, mas como ele não existe temos de ser nós a traçá-lo.

Então imaginemos a nossa vida como um carro e o ensino como um caminho, nele existem duas opções, o ensino público à nossa esquerda, e por outro lado à nossa direita o ensino privado.

Qual deles escolherias?

Nós guiámos o nosso carro para o lado direito, aquele que para ti seria o último caminho que optavas por seguir.

Pensa bem, pois o ensino privado, na nossa opinião, seria uma ótima escolha.

Onde encontrarias uma boa comunicação entre escola, alunos e familiares? Onde encontrarias proximidade entre professores e alunos? Mas, acima de tudo, onde encontrarias um ensino que te valorizasse fazendo-te sentir que és aquele aluno, tu próprio, e não mais um no meio de tantos outros?

Encontrarias tudo isto naquele caminho que é o ensino público, e que foi a tua escolha no imediato e depois te fez sentir um aluno igual a tantos outros?

No final de contas, no caminho do ensino é extremamente difícil fazer escolhas, se escolheres o errado irás sentir-te muitas vezes perdido, sem saberes por onde andas e qual o rumo que deves seguir, se por outro lado tomares a decisão correta, por mais que te sintas perdido, terás sempre alguém, o tal GPS, que te irá guiar e ajudar a encontrar e a seguires o melhor caminho.

Então depois disto ainda achas que o ensino público é o melhor para ti?

Pensa nisso…

 

Catarina Martins

Joana Pinho

CPC1