E-Schooling
Pré-Escolar
1º Ciclo
2º + 3º Ciclo
Secundário
Formação CEI

Celebração do 92º aniversário da Emancipação Concelhia

15 Outubro 2018

No dia 11 de outubro, o CEI celebrou o Dia do Munícipio de forma diferente!

As origens de S. João da Madeira remontam a longínquos tempos, como comprovam os legados das civilizações celta, romana, árabe e visigótica. É, no entanto, em 1088 que aparece pela primeira vez, em fontes escritas, a menção a S. João da Madeira.

A expressão “Uilla de Sancto Ioanne de Mateira” é a primeira referência documental e surge em duas cartas de venda, em pergaminho. A designação de Madeira prende-se, ao que tudo indica, com a abundância de matéria lenhosa desde sempre existente na região.

No século XIX, S. João da Madeira regista um intenso crescimento, fruto do desenvolvimento comercial e industrial, sobretudo com a indústria dos chapéus e dos lacticínios, transformando radicalmente a situação do povoado. A prosperidade adquirida – para a qual viria a contribuir decisivamente também a indústria do calçado - só foi possível pelo dinamismo e espírito de trabalho dos seus habitantes.

O apogeu de todo este desenvolvimento viria com emancipação concelhia por decreto em de 11 de Outubro de 1926, sendo assim criado o concelho de S. João da Madeira. Este decreto considerava o novo concelho como o “centro industrial mais importante do distrito de Aveiro” e o seu desenvolvimento económico e social estava a ser “prejudicado, sufocado pela sua inferior categoria administrativa”.

A elevação a cidade viria em 16 de Maio de 1984, como reconhecimento do intenso labor dos habitantes de S. João da Madeira, traduzido no desenvolvimento e progresso que hoje se pode atestar nas mais diversas realizações arquitectónicas, desportivas, sociais, culturais, urbanísticas.

Foi com esta introdução que os alunos do CEI começaram a aula sobre o Concelho de S. João da Madeira no dia 11 de outubro. Pela primeira vez, o CEI optou por funcionar normalmente no Dia do Município, uma vez que muitas famílias não residem e/ou não trabalham em S. João da Madeira. Foi também uma forma de valorizar e assinalar o dia em que S. João da Madeira se tornou concelho, uma vez que preparámos atividades que permitiram aos alunos conhecer melhor esta cidade, que é também o concelho mais pequeno de Portugal.

Todos participaram e todos chegaram ao fim do dia mais próximos da cidade que é a sua casa durante o dia:

- As crianças da pré-escolar debruçaram-se sobre o significado da bandeira de S. João da Madeira: as torres, a presença da indústria e da agricultura e até a homenagem aos “unhas negras”.  Em conjunto, desenharam e pintaram uma grande bandeira.

- Os alunos do 1º ciclo foram conhecer os principais museus da cidade: Museu da Chapelaria, Museu do Calçado e o Núcleo de Arte da Oliva, desta forma puderem viver e respirar um pouco mais a nossa história.

- Os alunos do 2º e 3º ciclo e alunos do ensino profissional tiveram uma aula muita ativa sobre o nosso concelho, onde pesquisaram a história de edifícios icónicos da cidade, ficaram a saber mais sobre personalidades da cidade e redescobriram alguns eventos e símbolos do concelho. À tarde, os alunos do 2º ciclo visitaram ainda o Núcleo de Arte da Oliva, enquanto os alunos do 3º ciclo fizerem um roteiro pedestre pela cidade com paragem nos pontos principais para conhecerem melhor a sua história.

- Os alunos dos cursos científico-humanísticos do ensino secundário participaram nas celebrações solenes do 92º aniversário da emancipação concelhia, assistindo ao hastear das bandeiras (para a grande maioria pela primeira vez) e à sessão solene no Fórum Municipal, onde com muito orgulho ouviram discursar a representante da Assembleia Municipal Jovem, ex-aluna do CEI: Ana Francisca Cunha.

Desde a pré-escolar até ao 12º ano todos aprenderam algo sobre a cidade e puderam viver e descobrir o que ela tem de melhor! Foi um dia pedagógico de valorização da nossa cidade, que só foi possível com a colaboração de todos os professores, funcionários e famílias. Obrigado pelo empenho.

Ficam aqui os temas pesquisados e trabalhados pelas turmas: 

sjm_800