2º + 3º Ciclo
O Colégio

Nos trilhos da Serra da Freita

31 Outubro 2017

O 5º ano foi à descoberta do Geoparque de Arouca num projeto interdisciplinar inovador e muito divertido.

No âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular e com o objetivo estabelecido como prioridade para o 5.º ano, Aprender através de Projetos, a turma do 5.º ano realizou uma visita de estudo denominada “Nos trilhos da Serra da Freita”.

Com alegria, motivação e de mochila às costas, os alunos e as professoras Esmeralda e Anabela Vieira, foram à descoberta das rochas, minerais, fauna e flora predominantes na Serra. A paisagem deslumbrante e a explicação muito clara da guia fez as delícias de todos. Depois do percurso pedestre, chegou o momento de paragem na zona de contacto geológico, outro geossíitio de grande interesse, e a visita à Casa das Pedras Parideiras.

Após 3 horas de descobertas, foi tempo de descanso, almoço, convívio e aplicação das orientações presentes no guião que os alunos levaram consigo. A visita de estudo partiu de conteúdos abordados na disciplina de Ciências, mas de forma interdisciplinar os alunos conjugaram aprendizagens das disciplinas de Português, Inglês e Educação Visual. Nos cadernos e nas mochilas vieram apontamentos, desenhos, recolhas e amostras de rochas que permitirão realizar um trabalho final revelador de todas as aprendizagens feitas.

Vamos aguardar!