E-Schooling
1º Ciclo
2º + 3º Ciclo
Secundário
O Colégio

Professores do CEI em formação em Itália no âmbito do projeto Erasmus+

24 Janeiro 2018
Professores do CEI em formação em Itália no âmbito do projeto Erasmus+

“Let’s become mathematicians, shall we?”

Entre os dias 14 e 20 de janeiro, uma comitiva de professores do Centro de Educação Integral deslocou-se à cidade de Taurisano em Itália para aí receber formação especializada para o ensino da Matemática numa perspetiva mais prática, lúdica e inovadora.

Esta atividade procurou dar a oportunidade aos professores portugueses e seus consortes italianos, noruegueses, polacos, húngaros e lituanos de partilharem e refletirem sobre as melhores práticas e estratégias para o desenvolvimento das competências lógico-matemáticas nos diferentes níveis de ensino.

Foram abordadas problemáticas da motivação, da atenção ao rigor, da resiliência e da necessidade de trazer para o dia-a-dia conteúdos aparentemente abstratos e teóricos. Para além disso, todos os participantes puderam ainda ver in loco como se poderão implementar estratégias para tornar a Matemática mais próxima dos alunos, numa perspetiva que privilegia claramente uma abordagem prática, lúdica por vezes, partilhada entre alunos no que designamos por “learning by doing”!

Este tipo de trabalho prevê a aprendizagem de conteúdos como a geometria, as funções, as frações entre outros, em grupos de trabalho ou de forma individual, mas sempre dando tempo e espaço para que os alunos de forma mais ou menos autónoma, testem hipóteses, errem, tentem de novo e, por isso mesmo, compreendam e aprendam de forma mais efetiva e memorável. Pressupõe também a discussão de ideias em equipa e a promoção de um espírito competitivo saudável entre alunos para a resolução de diferentes desafios matemáticos de forma partilhada e refletida, enquanto se promovem competências de gestão de tempo, cooperação e escuta ativa para a consecução de um objetivo comum.

No final desta semana de trabalho e formação de professores, foi com alegria que vimos algumas das estratégias apresentadas pela equipa de professores do CEI selecionadas para serem incluídas no dossier digital de boas práticas para o desenvolvimento de competências lógico-matemáticas, o qual será gradualmente construído ao longo deste projeto, até julho de 2019.

Destas destacamos o “Jogo do 24”, tão acarinhado no CEI e que, pela sua versatilidade e potencial, permite não só promover-se o cálculo mental ao nível do 1.º e 2.º ciclos, mas também, mediante o aumento do seu grau de complexidade, testar-se e consolidar-se conhecimentos adquiridos no 3.º ciclo com recurso a equações, aplicação de fórmulas e regras variadas para que, de uma forma lúdica e competitiva, se poder alimentar a motivação e a alegria de dia-a-dia usar a Matemática.

Os professores assistiram e participaram ainda no torneio matemático “Geometriko”, criado pelo Prof. Tortorelli com o intuito de facilitar a aprendizagem sobre quadriláteros e conhecimentos geométricos nestes envolvidos, tendo os alunos italianos exemplificado, explicado e jogado com entusiasmo e rigor o mesmo. De destacar que competiam entre si explicando a razão da escolha de cartas para responder às questões feitas com segurança de quem trata estes conceitos com uma proximidade inesperada. Ficou a sugestão de estreitarmos laços entre escolas parceiras da Noruega, Hungria, Itália, Polónia, Lituânia e Portugal também a partir da realização de torneios deste género.

No seminário que marcou a conclusão desta semana de intenso trabalho, formação e inspiração fomos congratulados com a apresentação pelo Prof. Doutor Julo Galati sobre como os princípios de Lean Thinking, usualmente empregues em meios de gestão de empresas, negócios e pessoas, poderão assumir-se como estratégias essenciais para o investimento no potencial de cada aluno, professor e funcionário de cada comunidade escolar, o que parece estar alinhado com o projeto em desenvolvimento no CEI – “O Líder em Mim”.

Foram certamente momentos como estes que nos fizeram refletir sobre as práticas e o caminho que queremos traçar para os alunos e a Matemática daqui em diante, pois que, independentemente de todos os mitos e preconceitos, a Matemática está efetivamente em todo o lado!!