"Ir mais além!

3.º concurso teatro 3.º concurso teatro 3.º concurso teatro 3.º concurso teatro
3.º concurso teatro 3.º concurso teatro 3.º concurso teatro 3.º concurso teatro

3.º Concurso de Teatro “CEI em Cena!”

92

(…) Disse alegre o piloto Melindano: «Terra é de Calecu, se não me engano;

93

Esta é, por certo, a terra que buscais /Da verdadeira Índia, que aparece; /E se do mundo mais não desejais, /Vosso trabalho longo aqui fenece.» /Sofrer aqui não pôde o Gama mais, /De ledo em ver que a terra se conhece: /Os geolhos no chão, as mãos ao Céu, /A mercê grande a Deus agardeceo.

Luís de Camões, Os Lusíadas, Canto VI

A edição 2014 do Concurso de Teatro “CEI em Cena!” contou com a inscrição de seis grupos, três do ensino básico (5.º, 7.º e 8.º anos) e três do ensino Secundário (CPR4,6,8; CPC1; CPC5). A desafiá-los os Cantos V e VI da obra-prima “Os Lusíadas” de Luís Vaz de Camões. Pretendia-se que os alunos revisitassem este texto que tão bem captou a natureza do povo português, narrando factos que o imortalizaram suportados por valores que ainda hoje é possível levantar bem alto.

 As peças foram apresentadas na manhã do passado dia 23 de maio, no auditório do CEI, em duas sessões, uma às 10.00h e outra às 12.00h. No palco, os alunos recontaram de forma criativa o medo, os perigos ultrapassados e a alegria da descoberta de terras africanas e indianas. Reconstruiram “Adamastor”, um monstro que representa os obstáculos e que só pôde ser vencido pela coragem. Imitaram “Veloso”, um marinheiro divertido e fanfarrão. Evocaram Vasco da Gama, o capitão que simboliza a ousadia e a vontade dos portugueses. Todos estão de parabéns pelo empenho e pela criatividade!

Os alunos que participaram nas peças vencedoras, “Ir mais além”, 7.º ano, e “Adamastor”, CPC1, terão oportunidade de assistir gratuitamente, logo que possível, a um espectáculo teatral.

Os pais terão a oportunidade de assistir também a alguns destes trabalhos no dia 14 de junho.