E-Schooling

De onde vem O Líder em Mim?

Vamos criar líderes, uma criança de cada vez!

 

Existem milhares de livros sobre como ser um profissional de sucesso, uma pessoa bem-sucedida ou como ser uma pessoa mais feliz... são os chamados livros de “autogestão” ou “autoajuda”. No entanto, poucos destes livros foram tão aclamados e reconhecidos como “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes” de Stephen R. Covey:

- Desde a sua publicação, em 1989, foram vendidas mais de 25 milhões de cópias do livro, estando o mesmo traduzido em 38 idiomas;
- Em 2002, a Revista Forbes nomeou-o como um dos 10 livros de gestão mais influenciadores de sempre;
- O seu autor, Stephen R. Covey, foi considerado pela revista Time Magazine como um dos 25 americanos mais influentes na gestão, e orador do ano por diversas vezes;
- A versão áudio deste livro foi o primeiro livro non-fiction a vender mais de um milhão de cópias nos EUA;
- É reconhecido como o principal programa de desenvolvimento de liderança pessoal em todo o mundo. 

 

Todavia, o que faz este livro tão especial?

“Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes” é o resultado de uma intensa pesquisa sobre o que é ter sucesso e quais os hábitos e atributos das pessoas com sucesso. Assim, existem dois polos sobre os quais surgem os líderes – a “ética do caráter” inclui atributos como a integridade, a coragem, a fidelidade, a responsabilidade ou a justiça e a “ética da personalidade”, a qual se foca, sobretudo nas técnicas para atingir o sucesso, e não na sua essência. Ou seja, o importante é parecer bem-sucedido aos outros, mas sem real atenção ao que acontece no interior de cada pessoa.

Através da continuidade da sua pesquisa, Stephen Covey concluiu que pessoas que vivem sob a “ética da personalidade”, com o seu foco no exterior, em técnicas e na sua imagem projetada, são como árvores com raízes frágeis: a árvore pode parecer frondosa por algum tempo, mas não se aguenta exposta aos elementos adversos como a chuva ou o vento. Em contraste, pessoas que vivem sob a “ética do caráter” têm raízes fortes e profundas, adaptando-se às tempestades da vida, continuando a crescer e a desenvolver-se. 

Desta forma, os 7 hábitos desenvolvem as pessoas de dentro para fora e não de fora para dentro. Dedicam-se primeiramente ao desenvolvimento do caráter, o qual é muitas vezes invisível aos outros, contudo, pelo crescimento e o aprofundamento das raízes, permitir-nos-ão ver os frutos: os outros irão confiar em nós, a nossa influência irá crescer e os resultados serão sustentáveis.

Stephen Covey acredita profundamente no valor intrínseco de cada pessoa, acredita que todo o ser humano aspira grandeza e tem o poder de escolher!

Após a publicação do seu livro em 1989, através da sua empresa FranklinCovey, o Dr. Covey dedicou-se a ajudar pessoas e empresas a implementar os 7 hábitos. Viajou por todo mundo, participou em milhares de conferências, palestras e workshops e em centenas de programas de empresas que procuravam melhorar o seu desempenho, tendo atingido resultados impressionantes: 

“Os princípios dos 7 hábitos ajudaram-nos a ouvir, criar sinergias e alcançar soluções criativas para responder às necessidades dos nossos clientes” — Sharon Sirrell, Fedex 

“No passado, tínhamos a tendência para parar e fazer pequenas tarefas quando alguém nos so- licitava. Agora, somos capazes de nos concentrar nas tarefas prioritárias” — Jakob Brink, HP denmark 

“Enquanto outros escolheram não fazer nada, apenas esperar, o primeiro hábito ensinou-nos que poderíamos fazer muitas coisas que pareciam impossíveis” — Sampan Silapanad, Vice-Presidente, Western digital Tailandia


Numa destas conferências, Muriel Summers, diretora da escola primária A.B. Combs na Carolina do Norte tomou conhecimento dos “7 hábitos das pessoas altamente eficazes” e, ques- tionou-se sobre a possibilidade ensinar estes hábitos e princípios às suas crianças para que desenvolvessem uma “ética de caráter” forte, invertendo resultados menos positivos. Assim, em 1999, Muriel Summers desafiou a FranklinCovey a ser sua parceira para conceber e implementar um modelo de lide- rança para a sua escola baseado nos “7 hábitos das pessoas altamente eficazes” e, assim, nasceu O Líder em Mim.

O Líder em Mim fornece à escola uma visão e linguagem comuns para que desenvolva três dimensões: Liderança, Cultura e Resultados Académicos. 

Mais do que um programa ou metodologia, é um processo que aposta realmente no potencial de desenvolvimento único e irrepetível que existe em cada criança, dando-lhe a oportunidade de liderar dentro e fora de sala de aula, de forma clara e estruturada a partir da Árvore dos 7 hábitos, a qual deverá ser conquistada passo a passo, de forma intencional e objetiva. 

E, se tivermos dúvidas que os alunos compreendem a linguagem dos 7 hábitos e como se podem tornar líderes, é simples resumir: “Liderança é fazer o correto, mesmo quando ninguém está a ver!

Como líder, cada aluno torna-se um estudante ativo, um parceiro envolvido na sua própria aprendizagem e a sua autonomia, confiança, responsabilidade e iniciativa crescem. Com O Líder em Mim, crianças e jovens rapidamente compreendem os benefícios de serem diferentes, aprendem a ouvir ideias novas, trabalham em equipa para atingir resultados e motivam-se entre eles para serem melhores. 

Em poucos anos, a escola A.B. Combs experienciou uma completa mudança, sendo atualmente a única escola americana vencedora da “School of Excellence” por duas vezes, sendo que a sua Diretora, Muriel Summers, foi premiada em 2016 como “Principal of the Year”. 

O Líder em Mim (The Leader in Me®), está hoje presente em mais de 3000 escolas, distribuídas por mais de 50 países e pelos 5 continentes, e mais uma vez com resultados impressionantes:

“O Líder em Mim impactou toda a escola: educadores, alunos e pais. A mudança acontece de dentro para fora. É lindo ver nos- sas crianças a descobrir suas lideranças e aplicando os 7 hábitos” — Priscila Garcia, diretora pedagógica do Colégio Anglo Morumbi, Brasil 

“We are the future leaders, that’s what they say. But if we wait for the future, we’ll be too late. So we won’t wait until tomorrow. Our time is now. And with these seven habits, we’ll show you how” — 1.a estrofe, The leader in Me song, licking High West elementary, Ohio, EUA 


Em Portugal, seremos a primeira escola a implementar O Líder em Mim®.

Todos os professores e educadoras tiveram formação com representantes da FranklinCovey e prepararam-se para integrar nas suas aulas os 7 hábitos e as ferramentas de liderança.

Este ano letivo, o nosso projeto curricular é, definitivamente, uma aposta e investimento certeiro, porque cada aluno tem o poder de se tornar líder de si mesmo e afirmar: “Sou Líder do meu Projeto de Vida”, consolidando as aprendizagens sobre a importância do projeto de vida em 2016.17 e apoiando-se no programa O Líder em Mim, a partir do qual pequenos e graúdos perspetivarão novas formas de aprender e conhecer numa viagem única e surpreendente aos 7 Hábitos de Crianças Alta- mente Felizes, para que sejam Pessoas Altamente Eficazes!

Desta forma, queremos neste ano letivo 2017.18: 

1. Desenvolver uma ligação afetiva forte e saudável entre a escola-alunos-famílias;

2. Criar uma cultura positiva de liderança baseada nos 7 hábitos através da implementação de práticas e rotinas que permitam a realização plena de cada um;

3. Devolver em cada aluno o prazer de questionar, explorar e aprender numa lógica de co-construção do conhecimento baseada em trabalhos-projeto.