Foi em Coimbra a final do Corta-Mato
N Nos dias 14 e 15 de fevereiro decorreu o evento do Corta-Mato Nacional Escolar em Coimbra, sendo esta uma das competições mais emblemáticas a nível do Desporto Escolar.
O CEI foi representado pelo aluno Miguel Grave da turma de restauração dos cursos profissionais do 11º ano, acompanhado pelo professor José Roberto. Este evento foi marcante, não só pelo facto da prova em si reunir perto de 1000 alunos de todo o país, mas também porque foi uma experiência que fica para a vida.
Desde o primeiro dia que chegamos a Coimbra sentiu-se um acolhimento muito gratificante por parte dos voluntários da organização, guiando-nos pela cidade de modo a conhecer alguns dos seus locais mais emblemáticos, tais como, o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha e a Biblioteca Joanina, realizando um passeio agradável dando-nos a conhecer a cidade dos estudantes como lhe chamam.
Esta iniciativa, inserida no âmbito do desporto escolar, revelou ser um exemplo de como o desporto pode ser um poderoso instrumento de crescimento integral.
A prova em si só decorreu no dia 15 de Fevereiro e como tal, o grupo de alunos da região das escolas de Aveiro (CLDE – Entre Douro e Vouga) pernoitou numa escola dormindo em sacos de cama, proporcionando-lhes uma maior autonomia e resiliência.
Num mundo cada vez mais digital e individualista, eventos como este assumem uma importância vital, contribuindo não só para a melhoria da saúde, bem como para o desenvolvimento social.
Proporciona-se assim valores tais como a persistência, o respeito pelo outro e a superação dos próprios limites.
Este evento, foi assim um espaço de descoberta e convivência, dando a conhecer novas realidades e partilha de experiências entre os jovens que dificilmente esquecerão.