Visita de estudo à Fábrica de Chocolate Imperial
N No passado dia 7 de maio, realizou-se uma visita de estudo com a turma do Curso Profissional de Técnico de Comércio – 2º ano (CPC3) à fábrica de chocolate Imperial.
No início da visita, os alunos foram recebidos pelo subdiretor de produção que esclareceu algumas dúvidas iniciais sobre a origem do chocolate.
O chocolate provém do caroço do cacau que é retirado do fruto e passa por uma série de procedimentos de tratamento. No final, o caroço de cacau estará transformado numa pasta. Já na fábrica essa pasta, chamada licor de chocolate, passa por uma máquina que vai separar o chocolate em pó e o chocolate sólido.
Depois desta breve explicação, a turma seguiu com a prática das leis de segurança e higiene. De seguida, foram visitar a fábrica antiga onde tinha várias sementes. A produção de diferentes chocolates tais como, Regina, Jubileu, Pantagruel e as famosas Pintarolas são, neste momento, fabricados na empresa.
Depois desta visita guiada, a turma teve a oportunidade de colocar algumas questões previamente preparadas. Com o esclarecimento das dúvidas, os alunos aprofundaram os conhecimentos sobre a Imperial.
Foi fundada em 1932. De todo o chocolate produzido, 20% a 30% vai para o exterior, nomeadamente para o Médio Oriente, Japão, Angola e Brasil (apenas alguns exemplos) e sabemos que não exportam para a Antártida e Austrália.
No início, a Imperial chamava-se MTO, um nome criado por um homem francês. Para progredir a Imperial comprou a Regina e conseguiu muitas receitas e equipamentos com isso.
Quanto ao futuro, a resposta foi “CRESCER, CRESCER, CRESCER!” e pela informação as vendas cresceram 12%, isto é, de 21 milhões de euros de vendas para 24 milhões de euros de vendas. A empresa tem vindo a desenvolver e a consolidar a sua posição internacional, pela introdução e comercialização das suas marcas em diferentes mercados, estando presente em mais de 45 países, distribuídos pelos continentes Europeu, Africano, Americano e Asiático.
No final, os alunos receberam uma pequena amostra dos chocolates produzidos pela Imperial e assim se deu por terminada uma "deliciosa" visita de estudo!
As alunas Jéssica e Vânia